A expansão de memória pode ajudar a extender o tempo de vida útil para smartphones. (Lucas Gabriel MH)
Com tantas atualizações, os avanços tecnológicos facilmente deixam seu celular sem memória. No entanto, você pode resolver a questão do armazenamento do telefone em questão de instantes utilizando um cartão de memória micro SD, se o aparelho for compatível.
O Olhar Digital trouxe um passo a passo de como transformar o seu cartão micro SD em parte da memória interna do seu telefone.
Leia mais:
Poucos usuários sabem, mas é possível transformar um cartão SD em memória interna do seu telefone Android. De modo que ele passe a ser usado como uma extensão do espaço padrão ao invés de uma unidade de dados separada. O processo é bem simples, desde que a opção esteja habilitada.
A saber, o Android a partir da versão 6.0 Marshmallow introduziu o recurso de unificar o espaço de memória interna do celular com um microSD.
Em suma, todos os aparelhos atuais já são diretos de fábrica compatíveis com esse tipo de configuração interna. Assim sendo, é importante frisar que o usuário precisa dar preferência para cartões de memória da categoria A1, ou classe 10 com alta taxa de transferência de dados.
A princípio, o usuário deve abrir o app Configurações e toque na opção “Armazenamento”, “Armazenamento e USB”ou equivalente. (varia conforme o fabricante);
Em seguida, o usuário deve tocar na opção cartão SD. Logo após, em “Opções” (os três pontinhos) e em “Configurações”, “Configurações e armazenamento” ou correspondente;
Toque em “Formatar como interno” e depois em “Limpar e formatar”, “Formatar cartão SD” ou a opção correspondente.
Em suma, ao realizar esse processo, o cartão SD passará a ser usado como uma extensão do espaço interno do smartphone, armazenando tanto arquivos quanto aplicativos. Assim sendo, em caso do usuário resolver retomar o uso do cartão SD como uma memória separada, deverá seguir o passo a passo que se segue logo abaixo:
A princípio, na grande maioria dos fabricantes escondem a opção de formatação do cartão SD como memória interna, porém ainda é possível usá-la. Para que isso aconteça, o mesmo precisará de um computador com o sistema Windows 10 e do pacote ADB e Fastboot, ferramentas utilizadas para também instalar outras ROMs no telefone, como o LineageOS.
Feito isso, é hora de forçar o Android a exibir a opção de formatação como memória interna:
Feitos esses passos, você já pode desconectar o celular do computador e realizar o procedimento, pois a opção para formatar o cartão SD como memória interna estará disponível permanentemente.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de julho de 2023 02:45