Você sabia que é possível alterar as fontes usadas no Instagram, utilizando sites e aplicativos disponíveis para download grátis no Android e iPhone? Com isso, é possível usar letras estilizadas e ter um novo visual na rede social, mesmo sem haver uma função nativa no app da Meta.

A bio do perfil, as legendas de publicações e até mesmo os textos dos stories podem ser personalizados dessa forma, fazendo com que sua página no Instagram se destaque das demais.

publicidade

Leia mais:

De maneira geral, as fontes do Instagram podem mudar de acordo com o sistema operacional adotado pelo usuário, ou se ele possui um aplicativo de fontes baixado no celular, alterando o texto de forma automática.

publicidade

Porém, também é possível fazer isso de modo proposital, sem a necessidade de baixar programas. Existem sites que geram diferentes fontes, com base no formato Unicode, um padrão internacional que possibilita a manipulação de caracteres de texto em qualquer dispositivo.

Com eles, o usuário pode escrever textos estilizados e, com o comando Ctrl+C e Ctrl+V, ele pode alterar a fonte original de redes sociais, como o Instagram e outras plataformas.

publicidade

Onde encontrar as melhores fontes para Instagram?

Para quem quer usar fontes diferentes diretamente pelo celular, existem aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS), que permite que o usuário escreva com fontes diferentes de forma gratuita.

Eles permitem a personalização da escrita com tipos de letras variados, que podem ser usados inclusive nas redes sociais, como o Instagram.

publicidade
Imagem: Divulgação

Stylish Fonts

Possui cerca de 51 tipos de letra grátis e, para usá-las, o usuário precisa escrever o texto, selecionar a letra desejada e copiar ou enviar a mensagem estilizada para alguma rede social. Disponível para Android.

HiFont

Oferece diversos tipos de letra grátis, que são divididas em categorias, como fofo, sombrio e colorido. É preciso baixar as fontes no celular pelo próprio aplicativo, selecionando a opção de download, e aplicar em seguida. Há mais de cem tipos de letras diferentes. Disponível para Android.

Uniconsole Lite

Permite personalizar mensagens, postagens no Twitter, stories no Instagram e e-mails, com o tipo de letra que o usuário escolher. Para isso, é só escrever o texto e copiá-lo, usando o ícone da tesoura e, em seguida, selecionar a opção de compartilhamento desejada. Disponível para iOS.

Para quem não quer fazer download de nenhum app, é aproveitar o benefício de usar fontes diferenciadas nas redes sociais com sites, diretamente pelo navegador. Confira abaixo uma lista com sites para usar letras variadas e personalizar suas mensagens.

Como mudar a letra do Instagram?

No caso dos sites, o processo é basicamente o mesmo em todos eles, variando apenas a interface de cada um. Por isso, no final das contas, se você aprender a fazer o procedimento em um, saberá fazer em todos.

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Acesse um dos sites para mudar a fonte do Instagram no navegador do celular ou computador (estamos usando o igfonts como exemplo);

  2. Digite a mensagem que deseja ter a fonte alterada, no campo entrada de texto;
    Escolha uma das opções de fonte e, após selecionar, copie o texto que foi estilizado;

  3. Abra o Instagram e cole o conteúdo no campo correspondente, seja de post, perfil ou stories. Assim, a fonte padrão terá sido substituída pela nova.

Mudar a fonte usando app

  1. Abra sua loja de aplicativos, instale e abra um aplicativo de fontes (testamos o Stylish Fonts);
  2. Assim que o aplicativo abrir, vai aparecer uma mensagem sobre os Termos de Uso. Clique em “concordo”, caso concorde;
  3. A página inicial é bastante fácil e intuitiva: você poderá ter uma prévia de como a fonte ficará no texto, escolher uma fonte para baixar, selecionar uma bio pronta ou, até mesmo, modificar todo o teclado do celular, afetando assim todos os aplicativos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!