A Apple causou um grande alvoroço no mercado de tecnologia ao anunciar seus óculos de realidade virtual e aumentada Vision Pro. O produto certamente impressionou os consumidores com seu potencial, mas também assustou a todos com o preço elevado de US$ 3.499.

No entanto, os aplicativos de terceiros serão essenciais para o sucesso do Apple Vision Pro, o que pode ser um grande problema para a Apple. O alto custo e o nicho específico do dispositivo podem fazer com que os desenvolvedores não disponibilizem apps para produto tão rapidamente, conforme apontado por Mark Gurman da Bloomberg.

publicidade

Leia mais:

Preço alto do Apple Vision Pro pode reduzir oferta de apps

Desde o lançamento do iPhone e do iPad, os desenvolvedores de terceiros abraçaram os dispositivos da Apple, levando à criação de milhões de aplicativos. No entanto, o mesmo não pode ser dito para outras plataformas da Apple, como o Apple Watch e a Apple TV, que têm sido bastante ignoradas por grandes desenvolvedores.

publicidade

Diante desse cenário, uma grande pergunta surge: a loja de aplicativos do Vision Pro será um sucesso como a do iPhone e do iPad, ou fracassará como aconteceu com o Apple Watch e a Apple TV? A resposta provavelmente será algo no meio-termo. O alto preço do produto e sua base de usuários correspondente poderão desencorajar os desenvolvedores a criar aplicativos para o Vision Pro rapidamente.

Apesar disso, a conversão de aplicativos existentes para a plataforma visionOS deverá ser um processo relativamente simples. Isso pode ajudar a loja de aplicativos do Vision Pro a ser mais bem-sucedida que as versões do Apple Watch e TV, mesmo que nunca atinja a popularidade da loja do iOS.

publicidade

No entanto, é provável que surjam problemas quando os usuários do Vision Pro começarem a demandar que os desenvolvedores modifiquem significativamente seus aplicativos para se adequar à nova interface ou os reescrevam por completo. Além disso, o número potencialmente pequeno de unidades do Vision Pro vendidas nos primeiros anos pode ser um grande obstáculo para os desenvolvedores investirem no produto.

Com informações: Bloomberg

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!