O programa de descontos do governo acabou. Apesar dos bons resultados, os preços praticados anos 1990 continuam imbatíveis. Na época, foi lançado o tão famoso “carro popular”.

A categoria estreou em 1993 e ficou marcada por modelos modestos e com poucos equipamentos. O motor 1.0 (ou 1000) e o corte na tributação, permitia vender carros novos por menos de R$ 8 mil.

publicidade

Leia mais:

Chevrolet Corsa

Uma das opções mais atraentes da época era o Chevrolet Corsa 1.0. O modelo nasceu em 1983 pelas mãos da Opel, subsidiária alemã da GM.

publicidade

O hatch, no entanto, só desembarcou por aqui em 1994 em meio ao boom dos carros populares, já repaginado com a carroceria “redondinha”.

Como era o hatch nos anos 1990

  • O modelo se destacava pela cara mais moderna e economia de combustível: 12,1 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada.
  • Em termos de desempenho, não era o melhor do segmento. O motor 1.0 gerava apenas 50 cavalos. 
  • O ar-condicionado era oferecido como opcional e o acabamento, apesar de simples, era o mais caprichado entre os populares da época.
  • O Corsa Wind contava ainda com itens como retrovisores laterais com ajuste interno, limpador e desembaçador traseiros e para-brisa degradê.
  • Também era o único carro de passeio com injeção eletrônica no país e, ainda assim, era vendido na mesma faixa de preço dos concorrentes Uno, Gol e Escort Hobby.
Corsa Wind 1994.
Corsa Wind 1994. Imagem: Divulgação/Chevrolet

Como resultado, o modelo foi ganhando terreno e levou a coroa de carro mais vendido do mundo em 1999. O impacto do Corsa foi tão grande no mercado nacional que o presidente da Chevrolet Brasil teve que pedir paciência aos compradores. A montadora não estava conseguindo atender a tantos pedidos.

publicidade

Quanto custava um Corsa em 1994?

  • O Corsa Wind 1994, versão de entrada do hatch, era vendida por menos de R$ 7,5 mil em 1994 (cerca de 107 salários mínimos da época).
  • Vale destacar que o dólar era cotado abaixo do real e o salário mínimo era de R$ 70.

Quanto custaria o mesmo modelo hoje?

Hoje, com a inflação, o mesmo carro seria vendido por quase R$ 70 mil (pouco mais de 53 salários mínimos atuais), acima do Renault Kwid (R$ 68.990).

A boa notícia para quem já tem um Corsa Wind ano 1994 é que o modelo desvalorizou pouco. Na Fipe atualizada, o Corsa Wind 1994 vale R$ 7.391 no mercado de seminovos.

publicidade

Fim da linha no Brasil

Corsa Classic 2016. Imagem: Divulgação/Chevrolet
  • Em 2012, a produção do Corsa chegou ao fim no Brasil.
  • O último modelo foi o Classic, que se despediu do mercado nacional em 2016.
  • Na Europa o carro ainda é muito popular e continua na ativa, com direito até a versão eletrificada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!