A Receita Federal libera, de forma escalonada, a consulta e a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Nesta segunda-feira (24), a partir das 10h, o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda poderá consultar o terceiro dos cinco lotes da restituição de 2023.
Neste lote, serão contemplados mais de 5, 6 milhões de brasileiros, no valor total de R$ 7,5 bilhões, e as restituições residuais de anos anteriores. Essa é a primeira vez neste ano que os contribuintes não prioritários aparecem na fila de pagamento.
Leia mais:
- Como declarar imposto de renda (IR) pela primeira vez na Receita Federal
- Imposto de renda 2023: como consultar se a sua restituição está neste lote
- Receita Federal: saiba como ter CPF e CNH digitais
Restituição do Imposto de Renda 2023
- Segundo o Fisco, esse lote inclui 5.632.036 contribuintes;
- Desse total, 4.031.072 fazem parte do grupo prioritário, que inclui também pessoas que cadastraram o Pix para receber a restituição;
- Outros 1.600.964 contribuintes não prioritários que preencheram a declaração até o dia 23 de março também receberão o dinheiro.

Como consultar a restituição?
Para auxiliar o contribuinte a conferir o valor a ser pago, o Olhar Digital preparou um tutorial de como consultar sua restituição ao Imposto de Renda 2023 neste link.
Quando a restituição será paga?
O pagamento do terceiro lote será feito em 31 de julho, na conta chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda.
Se a restituição não for paga na conta informada, o contribuinte poderá retirar o valor por até um ano no Banco do Brasil, agendando o crédito para uma conta bancária em seu nome ou entrando em contato com as centrais de relacionamento do banco.

Próximos lotes
- O quarto lote será pago em 31/08;
- O quinto e último lote será pago em 29/09.
Com informações de Agência Brasil
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!