Nesta quarta-feira (26), os dois planetas mais internos do Sistema Solar vão dividir a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre), em um fenômeno conhecido como conjunção. Na ocasião, Vênus vai passar a pouco mais de 5° ao sul de Mercúrio.

Isso vai acontecer, de acordo com o guia de observações astronômicas InTheSky.org, às 9h45 da manhã (pelo horário de Brasília). No entanto, nesse momento específico, o par estará abaixo da linha do horizonte, não sendo observável.

publicidade

Ainda muito próximos, eles surgem no céu a partir das 17h55 e permanecem visíveis durante cerca de 1h40min, na direção oeste, na constelação de Leão. Para saber exatamente a localização da dupla, recomenda-se consultar um aplicativo de astronomia, como o Stellarium, o Sky Tonight ou o SkySafari, por exemplo.

Vênus e Mercúrio fotografados em 13 de janeiro de 2015 das ruínas do Castelo de Szarvasko, na Hungria. Créditos: Tamas Ladanyi (TWAN)/APOD NASA

Vênus estará em magnitude de -4.3, enquanto a de Mercúrio será de -0.1. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o objeto mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

publicidade

Leia mais:

Vênus vai “desaparecer” do céu por alguns dias

Em 13 de agosto (domingo dos pais), Vênus iniciará uma fase que os astrônomos chamam de “conjunção solar inferior”, passando entre a Terra e o Sol, de quem vai se aproximar a menos de 7º na ocasião.

publicidade

O planeta também passará pelo perigeu – o ponto em que está mais próximo da Terra – mais ou menos ao mesmo tempo, alcançando uma distância de 0,29 Unidades Astronômicas (UA) de nós – algo em torno de 43,5 milhões de km.

Isso o tornaria muito maior aos nossos olhos, se pudesse ser visto. Esse “se” é porque, durante a conjunção solar e cerca de 10 dias que se seguem depois disso, Vênus fica inobservável, ou seja, ele “desaparece” no céu enquanto estiver imerso na luminosidade do Sol.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!