Spotify: número de usuários cresce, mas empresa segue no vermelho

Spotify anunciou um crescimento de 27% nos usuários e de 17% nos assinantes Premium, mas o prejuízo líquido chegou a marca de R$ 1,5 bilhão
Alessandro Di Lorenzo25/07/2023 13h44
Spotify
Imagem: Chubo - my masterpiece/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify atingiu a marca de 220 milhões de assinantes na modalidade Premium e 551 milhões de usuários ativos mensais em 30 de junho. A informação consta no relatório de lucros divulgado pela empresa nesta terça-feira (25) e representa um aumento de 27% e 17%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar dos números estarem acima do esperado, o Spotify ainda está no vermelho.

Leia mais

Spotify no prejuízo

  • A empresa ainda informou que teve um prejuízo líquido de € 302 milhões, cerca de R$ 1,5 bilhão, no segundo trimestre deste ano.
  • No mesmo período de 2022, o resultado negativo foi de € 125 milhões, o equivalente a mais de R$ 650 milhões.
  • Segundo o Spotify, as perdas se devem ao encerramento de programas de podcast e de outras produções originais, bem como ao excesso de indenizações de funcionários demitidos devido à reestruturação da empresa.
  • O relatório ainda aponta que o faturamento médio com cada usuário diminuiu em 6%: de € 4,32 para € 4,27.

Reajuste nos preços

  • Os números foram divulgados menos de 24 horas depois de o Spotify anunciar o aumento dos preços em várias partes do mundo, inclusive no Brasil (clique aqui para conferir quais serão os novos valores cobrados).
  • O reajuste tem como objetivo justamente reverter a queda na receita da empresa.
  • Mas a empresa já informou que espera uma diminuição do número de novos assinantes até o final do ano.
  • A expectativa é que a redução de novos usuários Premium seja de 10 milhões para 4 milhões no próximo trimestre.
  • Ainda assim, o Spotify acredita que o faturamento no período chega aos 3,3 bilhões de euros, mais de R$ 17 bilhões.

Com informações de The Verge e Engadget.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.