TikTok deverá lançar loja online nos EUA em agosto

O "TikTok Shop Shopping Center" vai disputar diretamente com plataformas como a Amazon, Wish e Shein
Por Alisson Santos, editado por Ana Luiza Figueiredo 25/07/2023 20h55
Pessoa com dedo sobre logomarca do TikTok na tela de um celular
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mesmo com uma lei que prevê o banimento do TikTok dos Estados Unidos — que deverá entrar em vigor em janeiro de 2024 —, a plataforma segue investindo no país, e pretende agregar um mercado virtual ao seu aplicativo no próximo mês.

Leia mais:

Esse projeto deve funcionar como o programa “Vendido pela Amazon”, onde o TikTok armazenará e enviará uma variedade de produtos de vendedores baseados na China, incluindo roupas, utensílios de cozinha e eletrônicos.

  • O “TikTok Shop Shopping Center” terá diferentes canais onde os usuários poderão navegar e comprar produtos. 
  • A plataforma cuidará de todas as etapas, como: marketing, transações, logística e serviços pós-venda.
  • Esse serviço também permitirá que os consumidores deixem comentários para os produtos enviados pelo TikTok e vendedores externos.

Ao que tudo indica, a nova loja virtual do TikTok já está sendo desenvolvida há algum tempo, e um relatório da Semafor indica que plataforma de vídeo integrará seu mercado online ao aplicativo em uma guia de comércio eletrônico. Além dos EUA, outros países já ganharam uma nova guia de compras e recursos de compras ao vivo.

Segundo o The Wall Street Journal, a plataforma só pagará aos fornecedores chineses quando eles encontrarem compradores nos EUA e devolverá itens impopulares “para evitar ficar preso ao estoque”. A empresa também pretende expandir esse programa para comerciantes fora da China, enquanto trabalha para criar um “sistema internacional de liquidação e logística”.

O novo mercado online do TikTok deverá disputar diretamente com empresas como a Amazon e outras varegistas chinesas como a Temu e Wish.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.