Os alimentos ultraprocessados — resultado de diversos processos industriais — são tão famosos por sua praticidade quanto por seus malefícios à saúde. Além da tabela nutricional com baixos níveis de nutrientes, esses alimentos também representam certa preocupação por serem viciantes.

“Quanto maior a quantidade de ultraprocessados na dieta, maior será a ingestão do que chamamos de nutrientes críticos, que são aqueles associados com o desenvolvimento de doenças crônicas, ou seja, obesidade, diabete, pressão alta, entre outras”, afirma Giovanna Calixto, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP).

publicidade

Leia também:

O consumo desses alimentos também está associado diretamente ao aumento da ingestão de aditivos alimentares, adicionados a essas comidas com o intuito de torná-las mais saborosas e atrativas, além de aumentar a durabilidade.

publicidade

Entre esses aditivos, estão os conservantes, acidulantes, corantes e espessantes. O consumo deles também está diretamente ligado ao aumento da ingestão de moléculas plásticas e da ingestão energética, que também resulta no aumento da resposta glicêmica, redução da saciedade, entre outros.

  • Uma das maiores preocupações com esses alimentos é porque, na maioria das vezes, esses alimentos são altamente viciantes;
  • Os alimentos ultraprocessados possuem alto conteúdo de açúcar e de gordura saturada, que não fazem parte dos componentes in natura (encontrados na natureza);
  • “Quando os alimentos são submetidos a altos graus de processamento, eles vão perdendo suas características originais e alterando sua composição nutricional”, afirma Calixto.

“A exposição frequente a esses fatores é bastante prejudicial à saúde e já temos estudos que mostram o impacto negativo do consumo de alimentos ultraprocessados até mesmo entre crianças”, diz Calixto.

publicidade

Com informações de Jornal da USP

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!