O mercado de bicicletas elétricas está repleto de opções modernas e cheias de tecnologia. A marca alemã My Boo preferiu chamar a atenção do consumidor pelo uso de um material menos comum, o bambu.
O conceito em si não é novo e já foi utilizado por outras fabricantes antes. A diferença aqui é que se trata de uma mountain bike elétrica “para passeios esportivos off-road” e não uma bicicleta comum, destaca a fabricante.
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Como é a e-bike de bambu
- O modelo se chama My Akatora EP8, uma alusão ao nome do motor que move a bike, o EP8 da Shimano.
- A bike pesa apenas 23 kg e pode carregar até 130 kg de carga máxima.
- O quadro é oferecido em diferentes tamanhos.
- Quanto a bateria, a unidade de 504 watts-hora fica alojada no topo do tubo inferior (a autonomia estimada não foi divulgada pela fabricante).
- Segundo a My Boo, os compradores não devem se preocupar com o risco da bicicleta quebrar.
- As armações de bambu passam por testes rigorosos de cura durante a fabricação e o quadro conta com garantia de cinco anos.
Para começar, o bambu cru passa por secagem durante meses e só vai para o próximo passo quando está totalmente livre de umidade. Em seguida, o material e cortado e moldado para construir a estrutura da bike.
Depois disso, as molduras ainda passam pelo controle de qualidade antes de serem pintadas. Por fim, os quadros são então enviados para a fábrica da marca em Kiel, na Alemanha, onde as e-bikes são montadas.
Como visto nas imagens, quase todo o quadro é feito de bambu, exceto por peças que precisam ser usinadas e fortes o suficiente para suportar os solavancos nas trilhas.
Na frente, a My Akatora EP8 usa um garfo RockShox com 100 milímetros de curso de suspensão, deixando claro que o modelo é uma opção para quem pega trilhas leves, e não passeios mais desafiadores com saltos, quedas e descidas longas.
Quanto custa
Com a moldura da bike é feita à mão, cada unidade sai pela bagatela de 5.499 euros, quase R$ 29 mil na cotação atual. Não há notícias de lançamento em outros mercados.
Com informações da MyBoo e Clean Rider
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