Imagem: Song Pin/Shutterstock
Adquirir automóveis usados ou seminovos tem suas vantagens, mas é preciso estar atento a uma série de questões durante essa busca. Cuidados com a estética, procedência e bloqueios judiciais são importantes, assim como verificar truques que algumas pessoas usam para tornar o produto mais interessante.
Um desses truques é bastante comum entre quem coloca seus carros à venda, uma vez que os hodômetros de antigamente eram quase todos analógicos. Isso facilitava a prática de adulterar os quilômetros rodados, aumentando o valor do veículo e tornando o automóvel artificialmente mais “novo”.
Leia mais:
Depois que os hodômetros digitais chegaram, estando ligados às centrais eletrônicas, o procedimento ficou mais difícil. Porém, ele ainda não foi totalmente abandonado.
Caso esteja à procura de um carro seminovo, aprenda o que fazer para saber se a quilometragem do veículo foi alterado!
Para quem já fez ou tem intenção de usar o truque na hora de negociar seu veículo, é importante destacar que essa prática é criminosa.
O artigo 66 da lei nº 8078/1990 prevê que adulterar a quilometragem de um automóvel é crime de estelionato (artigo 171 do Código Penal) e, portanto, o autor está sujeito às punições previstas pela legislação vigente.
O artigo ainda explica que, quem se dispor a “fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços”, é passível de multa e detenção de três meses a um ano.
Confira quais são os passos necessários para aplicar na hora de buscar seu veículo usado, para saber se a quilometragem sofreu alterações.
A partir dos 6 passos do tutorial acima, saiba o que cada um desses itens representa em termos de sinais de que a quilometragem foi alterada.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de agosto de 2023 13:02