Os anos passam e alguns carros naturalmente ficam pelo caminho, seja para ganhar uma versão mais moderna ou pela baixa demanda do público, fatores determinantes para uma empresa decidir se um veículo continua “vivo” ou não na linha de produção. Especialistas inclusive apontam que a vida útil de um carro costuma ser de 6 anos.

Alguns, no entanto, ultrapassam com folga essa marca, como veremos a seguir. Na hora de trocar de automóvel, é uma boa ideia conferir se o modelo que está interessado ainda é fabricado ou se já está se despedindo do mercado.

publicidade

No segundo caso, pode ficar mais complicado encontrar peças de reposição e até vendê-lo por um bom preço no futuro. Confira abaixo alguns veículos populares que se saíram de linha no fim de 2022.

Veja também:

publicidade

Carros que se despedem em 2023

O primeiro da lista é o Gol, que foi “figurinha carimbada” na lista de veículos mais populares do país por quase três décadas. Apesar da popularidade, a Volkswagen decidiu encerrar a fabricação do carro a partir do próximo ano por conta do salto nos custos de produção.

Volkswagen Gol.
Volkswagen Gol. Imagem: Volkswagen/Divulgação

O Gol 0 km era encontrado na faixa dos R$ 70 mil. O preço elevado também impactou nas vendas e afastou o público fiel do carro. O sedã Voyage, em circulação nas ruas do Brasil há mais de 30 anos, também sai de linha em 2023 pelos mesmos motivos do Gol.

publicidade

Outro clássico da indústria automotiva que se despediu em 2022 foi o Fiat Unopresente no mercado brasileiro por nada menos que 37 anos. Apesar de ainda estar entre os carros mais comprados e queridos por aqui, a produção, segundo a marca italiana, deixou de ser viável.

Fiat Uno Ciao
Uno Ciao é a versão de despedida do hatch no Brasil. Imagem: Fiat/Divulgação

Menção honrosa

Segundo a Honda, o WR-V também sairá de linha em 2023. A empresa japonesa está desenvolvendo uma versão atualizada do SUV. Já a Mitsubishi ASX, fabricada em solo nacional há mais de 11 anos, sai de cena para dar lugar ao Outlander Sport.

publicidade

Lançado em 2017, o Renault Captur também será descontinuado. O veículo da marca francesa passará por uma reestilização e voltará mais moderno.

Apesar de ter ido bem nas vendas em 2021, o Hyundai ix35 também será aposentado, assim como as picapes Ford Ranger, que estreou no Brasil em 1994, e a Chevrolet S10.

Imagem principal: Antônio Salaverry/Shuttestock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!