O duopólio de Google e Apple nos mapas está acabando — ao menos é isso o que espera uma aliança de empresas de tecnologia que inclui nomes como Microsoft, Meta e Amazon.
As três gigantes da tecnologia se aliaram à TomTom para formar, em 2022, a Overture Maps Foundation, que visa criar concorrentes à altura dos aplicativos de mapa oferecidos por Google e Apple.
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Cerca de um ano depois da sua formação, a Overture Maps diz já ter mapeado 59 milhões de “pontos de interesse” pelo planeta, e agora vai disponibilizar esses dados para outras empresas desenvolverem apps para rivalizar com Google Maps e Apple Maps.
Os dados foram coletados por Meta e Microsoft e doados para a Overture, segundo o diretor-executivo da fundação, Marc Prioleau. Essas informações serão disponibilizadas gratuitamente para quem tiver interesse em usá-las para criar serviços próprios.
Serviços de mapas são desafiadores
Criar um concorrente à altura dos serviços de Google e Apple não é nem um pouco simples. A própria Apple demorou para equiparar os seus mapas aos do Google — quando foi lançado, o Apple Maps se tornou alvo de piada por informações imprecisas que eram oferecidas aos usuários.
Os pontos de interesse mapeados pela Overture poderão ser usados como ponto de partida para a formação de outros serviços, reduzindo custos para empresas e já garantindo que esses futuros concorrentes cheguem ao mercado com informações confiáveis.
Serviços de mapas são importantes para muitas coisas além de ajudar pessoas a se locomoverem pelas cidades. Serviços de realidade aumentada e até carros autônomos também podem se aproveitar das informações de mapas, e a Overture quer disponibilizar os dados também para essas aplicações.
Enquanto Google e Apple limitam o acesso de desenvolvedores às informações coletadas em seus serviços, a Overture vai permitir que quiser use os dados da maneira que desejar.
O maior desafio é manter os mapas atualizados — algo que ficará a cargo da Overture, que planeja usar até mesmo inteligência artificial para ajudar nessa tarefa.
Via CNBC
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