A Sony lançou o PlayStation 5 em novembro de 2020. Era um momento bem diferente de quando a empresa anunciou o console pela primeira vez, em 2019. E, de lá para cá, a companhia vendeu mais de 40 milhões de unidades do videogame, conforme divulgado nesta quinta-feira (27).

Para quem tem pressa:

  • Entre novembro de 2020 e final de julho de 2023, a Sony vendeu mais de 40 milhões de unidades do PlayStation 5;
  • O presidente e CEO da empresa, Jim Ryan, agradeceu à comunidade pelo suporte e por compartilhar seus jogos favoritos;
  • O executivo escreveu, no blog do PlayStation, sobre a “jornada” do console no mercado nos últimos anos;
  • Ele citou os percalços durante a pandemia e, na sua perspectiva, acertos da empresa – por exemplo, inovações no console e lançamento de acessórios.

O presidente e CEO da empresa, Jim Ryan, escreveu, no blog do PlayStation, sobre a “jornada” do console no mercado nos últimos anos.

Leia mais:

Sucessos e percalços do PS5

Modelos com e sem leitor do PlayStation 5, com controles ao lado e mensagem de agradecimento sobrepondo a imagem
(Imagem: Divulgação/Sony)

Ryan começou citando os “desafios sem precedentes” trazidos pela pandemia de Covid-19 para a logística da empresa.

publicidade

Nós continuamos a enfrentar adversidades com a pandemia e levou alguns meses para que os suprimentos se normalizassem e conseguíssemos normalizar o estoque para atender a demanda. Por mais meses do que gostaríamos de lembrar, continuamos agradecendo à nossa comunidade por sua paciência enquanto trabalhávamos nesta questão.

Jim Ryan, presidente e CEO do PlayStation

Ainda segundo o executivo, o PS5 foi lançado com “o melhor catálogo de jogos da nossa história”. Ele também disse que o ímpeto para ótimos conteúdos está cada vez mais forte.

De inovadores jogos indies a títulos AAA, há mais de 2,5 mil jogos de PS5 disponíveis atualmente. Entre os lançamentos mais recentes, que chegaram nos últimos dois meses, estão: Final Fantasy XVI, Diablo IV e Street Fighter 6.

A postagem do blog do PlayStation também mostrou os 40 melhores jogos para PlayStation 5, conforme votado pelos próprios jogadores. São eles:

Lista dos melhores 40 jogos do PS5, segundo votação dos jogadores
(Imagem: Divulgação/Sony)

Um ‘plus’

Ryan também apontou como “uma grande adição à geração PS5” a variedade de acessórios.

O executivo escreveu:

Nos últimos dois anos e meio, revelamos novas maneiras para os jogadores personalizarem a experiência e trouxemos tons vibrantes para suas casas. Desenvolvemos uma variedade de cores para o controle sem fio DualSense e as tampas do PS5 e esses acessórios se mostraram muito populares, pois os jogadores querem que seu PS5 reflita seu gosto pessoal.

Entre outras inovações consideradas por Ryan no PlayStation, estão os gatilhos adaptativos e a resposta tátil no controle DualSense, além do PlayStation VR2.

Segundo o executivo, o PlayStation Studios e seus parceiros third-parties aproveitaram esses recursos para expandirem suas ferramentas criativas e oferecer “um salto geracional” nas experiências trazidas aos jogadores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!