A BYD bateu o martelo e terá novas instalações na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. A gigante chinesa já revelou que produzirá carros elétricos, híbridos e pode até influenciar nos custos de produção de outras concorrentes. Pelo menos é que espera Antonio Filosa, presidente do grupo Stellantis na América do Sul.

Segundo o executivo, fornecedores de autopeças que deixaram de atender a fábrica após a saída da Ford devem voltar à região, entregando suprimentos para a BYD e também as instalações da Stellantis que ficam em Pernambuco.

publicidade

Leia mais:

Quando a Ford saiu da Bahia, todos os fornecedores começaram a sofrer e pioraram os custos de produção (da Stellantis) (…) A revitalização da cadeia de fornecedores trará mais competitividade local

Antonio Filosa, presidente do grupo Stellantis na América do Sul.

A planta do grupo automotivo em Goiana (PE), responsável pela fabricação de modelos como a Fiat Toro, Jeep Renegade e Compass, deve sair ganhando com a chegada da gigante chinesa.

publicidade

Cassio Pagliarini, ex-executivo da Ford, também projeta a volta de fornecedores à região nordeste.

Na minha época eram 28 fornecedores no parque de Camaçari (…). Não é surpresa que esses fornecedores precisem buscar volumes na Stellantis. A produção no Nordeste é prejudicada por fatores logísticos, tanto de componentes quanto de veículos prontos. Quanto mais produtos puderem ser escoados dentro da região, melhor para o fornecedor e montadora

Cassio Pagliarini, ex-executivo da For

Vale destacar que a BYD realmente está em busca de parceiros para fornecer equipamentos para manufatura de sistemas elétricos e híbridos, reforçando as previsões.

publicidade

Com informações do Uol

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!