Algoritmo do TikTok poderá ser desativado na Europa

Essa é apenas uma das modificações anunciadas pelo TikTok para se adequar à Lei de Serviços Digitais da União Europeia
Alessandro Di Lorenzo04/08/2023 12h27
TikTok
(Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock)
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O TikTok está realizando mudanças na plataforma para se adequar a Lei de Serviços Digitais da União Europeia. Entre as modificações está a possibilidade dos usuários desativarem o algoritmo personalizado da rede social.

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O que muda no TikTok

  • De acordo com o TikTok, desativar a função mostrará aos usuários “vídeos populares dos lugares onde vivem e ao redor do mundo” em vez de conteúdo baseado em seus interesses pessoais.
  • O recurso de pesquisa da plataforma também mostrará conteúdo popular na região do usuário, e os vídeos nos feeds “Seguindo” e “Amigos” serão exibidos em ordem cronológica quando uma visualização não personalizada for selecionada.
  • Outra mudança é que os usuários europeus entre 13 e 17 anos não poderão receber anúncios personalizados com base em suas atividades on-line.
  • A empresa ainda não informou quando as alterações vão entrar em vigor, mas prometeu cumprir as obrigações exigidas pela legislação do bloco europeu até o prazo estabelecido pela lei, dia 28 de agosto.
  • Lembrando que essas mudanças só valem para os usuários da Europa, não se estendendo ao resto do mundo, inclusive ao Brasil.

Novas regras da UE

  • As regras da União Europeia exigem que plataformas online permitam que seus usuários optem por não receber conteúdo personalizado.
  • Isso faz parte da tentativa de impedir que as redes sociais rastreiem as atividades dos usuários, tendo acesso a diferentes informações dos mesmos.
  • O bloco ainda que tornar transparente para o funcionamento dos algoritmos dessas empresas.
  • E quer que as plataformas sejam obrigadas a fornecer dados de usuários em casos de investigações das autoridades policiais.
  • Por fim, elas também terão que introduzir novas estratégias para lidar com a desinformação, as chamadas fale news.
  • Quanto maior a rede social, mais rígidas serão as regras.
  • As mudanças do regramento europeu também se aplicam ao YouTube, Instagram e X, o antigo Twitter.

Com informações de The Verge.

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Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.