Pesquisadores da Universidade de Colorado Anschutz Medical Campus (EUA) conseguiram confirmar a dosagem correta, segurança e eficácia da formulação de medicamento desenvolvido para o tratamento de crianças com HIV.

A formulação conta com três medicamentos: dolutegravir, abacavir e lamivudina. A partir do estudo, os pesquisadores conseguiram confirmar que a combinação de dose fixa (FDC, na sigla em inglês) desse componentes é segura, bem tolerada e eficaz para o tratamento das crianças com HIV.

Leia mais:

Também foi possível verificar que a dosagem baseada nas concentrações de cada medicamento no sangue é adequada.

publicidade

Este é o primeiro FDC contendo dolutegravir que pode ser usado para crianças de 6 a 40 kg. O tratamento do HIV em crianças tem sido historicamente desafiador, pois requer o uso de vários comprimidos e líquidos que nem sempre têm o melhor sabor e podem ser difíceis de administrar.

Kristina Brooks, professora na Escola de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade do Colorado

No estudo, a formulação foi aplicada em 54 crianças pesando entre 5 kg e 40 kg de quatro países diferentes. Em 98% dos participantes que utilizaram o medicamento no período de 24 semanas, a quantidade de HIV no sangue ficou suprimida na última semana de uso.

De acordo com Brooks, essa nova formulação pode auxiliar a continuidade do tratamento de HIV e facilitar a distribuição de medicamentos pelos pais ou responsáveis das crianças.

Como ressalta o artigo, estudos como esse são importantes para tornar medicamentos contra a doença mais acessíveis. Atualmente, existem mais de dois milhões de crianças com HIV em todo o mundo e apenas 52% estão contam com tratamento.

Devemos continuar a buscar opções de tratamento amigas da criança para superar a atual disparidade global nos resultados do tratamento entre crianças e adultos.

Kristina Brooks, professora na Escola de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade do Colorado

Com informações de MedicalXpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!