A Sony começou a convidar alguns jogadores para um teste fechado onde um game de PS5 roda na internet e em resolução 4K. A tecnologia permite rodar os títulos sem necessariamente ter o console por perto, mais ou menos como a Microsoft tem com o Xbox Cloud Gaming.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O serviço de jogos em nuvem da Sony é uma evolução para o oferecido atualmente, onde o jogador precisa ter o PS5 enviando a jogatina para um PC ou celular
  • Com a novidade, o PS5 ganha um recurso famoso no Xbox onde o jogador pode curtir o game em qualquer lugar
  • O jogador pode escolher a resolução máxima que receberá durante a partida, iniciando em 720p e indo até o 4K (2160p)
  • Este tipo de resolução consome mais da internet e também do hardware de onde a Sony envia o processamento e, na concorrência, tem custo extra

A transmissão de um jogo do PS5 pela nuvem foi anunciada pela Sony em junho deste ano, com promessa de liberar este tipo de acesso para quem assina o PlayStation Plus Premium mensalmente ou em pacote anual, que no Brasil é quase equivalente ao plano Deluxe.

Jogos de PS5 rodam em 4K e 720p

Assim como o Xbox Game Cloud, o serviço de jogos em nuvem para o PS5 não depende do console em casa e nem do download feito no hardware. A novidade é que os testes iniciais começaram nesta semana e o streaming pode ser feito em resolução 4K, claro que desde que em uma conexão com a internet bastante robusta.

publicidade

Alguns usuários comentaram que podem escolher a resolução máxima oferecida pelo streaming, recurso importante para redes menos velozes ou quando o ping não favorece a jogatina. De acordo com relatos ouvidos pelo The Verge, as escolhas são de:

  • 720p (HD);
  • 1080p (Full HD);
  • 1440p (2K);
  • 2160p (4K).

Ainda não está claro se a resolução envolve também a taxa de quadros por segundo, geralmente focada em 60 frames enviados pela internet a cada segundo. Em teoria o PS5 pode trabalhar com até 120 fps, o que aumentaria ainda mais a demanda na internet durante o jogo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!