Boeing diz que Starliner estará pronta para voo tripulado em março de 2024

A Boeing espera que em março do próximo ano a Starliner finalmente consiga transportar dois astronautas da NASA para a ISS
Gabriel Sérvio08/08/2023 08h43, atualizada em 08/08/2023 22h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Boeing anunciou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (7) que está confiante em resolver os problemas técnicos que têm afetado seu ambicioso programa Starliner.

“Com base nos planos atuais, prevemos que estaremos prontos com a espaçonave no início de março (de 2024)”, disse o vice-presidente da Boeing e gerente da Starliner, Mark Nappi. “Agora estamos trabalhando com a NASA em possíveis datas de lançamento”. via CNBC

Leia mais:

O que é Starliner

  • A Starliner, ou CST-100 Starliner, é uma espaçonave tripulada desenvolvida pela Boeing para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional (EEI) e outras missões espaciais.
  •  A sigla “CST” significa “Crew Space Transportation“, indicando o foco na capacidade de transporte de tripulação.
  • O Starliner foi projetado como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA, que visa desenvolver veículos espaciais tripulados por empresas privadas — o programa também inclui o Crew Dragon da SpaceX.
  • A espaçonave é projetada para ser lançado em cima de um foguete Atlas V, pode transportar até sete astronautas ou uma combinação de tripulação e carga e será reutilizável por até dez missões, estima a Boeing.
starliner
CST-100 Starliner. Imagem: NASA/Cory Huston/Divulgação

A Starliner tem sido desenvolvida há quase quinze anos para competir com a SpaceX no mercado aeroespacial. Vale lembrar que em 2014, tanto a Boeing quanto a SpaceX receberam subsídios para desenvolver sistemas de transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Porém, a Boeing enfrentou muitos desafios para cumprir os prazos do contrato.

Um teste não tripulado em dezembro de 2019, por exemplo, não conseguiu atingir a órbita planejada devido a problemas técnicos, o que atrasou ainda mais o projeto. Ainda assim, a NASA concordou em financiar um segundo teste não tripulado em agosto de 2021, que também teve problemas. 

Em maio seguinte, finalmente foi possível realizar um teste bem-sucedido. No entanto, as duas tentativas de voos tripulados foram canceladas devido a falhas no sistema de pára-quedas e nos chicotes de fiação.

Agora, a Boeing espera que em março do próximo ano a Starliner finalmente consiga transportar com sucesso dois astronautas da NASA para a ISS para uma estadia de uma semana. Até o momento, estima-se que a empresa já gastou US $1,5 bilhão além de previsto no projeto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.