Nova linha de e-bikes dobráveis tem suspensão tripla e muita potência

A família X Series da Engwe é composta por três e-bikes com sistema triplo de suspensão, pneus largos e quadros dobráveis
Gabriel Sérvio10/08/2023 15h15
Nova linha de e-bikes dobráveis tem suspensão tripla
Nova e-bike X24 da Engwe tem até 150 km de autonomia. Imagem: Divulgação/Engwe
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O visual das bicicletas elétricas está ficando cada vez mais radical. O último exemplo é a mais nova linha X Series da marca americana Engwe. A família é composta por três e-bikes potentes e com sistema triplo de suspensão.

Os veículos vêm com pneus largos e quadros dobráveis, o que permite reduzir o tamanho quase pela metade, diz a empresa, uma boa pedida na hora do transporte. Saiba mais sobre a novidade.

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Como são as novas e-bikes dobráveis

  • O trio fabricando na China compartilha o mesmo motor e bateria, o que muda é o tamanho.
  • O trem de força elétrico gera 1.200 W de potência e pouco mais de 7 Kgfm de torque. 
  • Já a bateria de 19,2 Ah fica integrada ao tubo do selim (abaixo do assento).
  • O modelo mais compacto é a X20, já a X24 e X26 possuem quadros maiores.
A Engwe X20 é a mais compacta da turma.
A Engwe X20 é a mais compacta da turma. Imagem: Divulgação/Engwe
  • Todas prometem o mesmo em autonomia: até 150 km, marca alcançada na configuração com bateria dupla.
  • A velocidade máxima, por sua vez, é limitada por software a 50 km/h.

O torque, segundo o Autoevolution, é um dos mais fortes já vistos na categoria de mountain bikes elétricas (ou e-MTBs) e suficiente para subir ladeiras íngremes e até levar um carona no assento traseiro.

Bicicleta com suspensão tripla

  • Outro destaque dos modelos é a suspensão tripla. Na frente há um garfo de bicicleta clássico com cerca de 60 mm de curso na X20 e um garfo de motocicleta na X24 e X26.
  • No centro, temos outro amortecedor montado acima dos pedais (apoiando a parte que segura o assento traseiro).
  • Por fim, a cereja do bolo são os robustos amortecedores traseiros com molas ajustáveis.
Imagem: Divulgação/Engwe

Os pneus mais grossos também acabam atuando na hora de absorver os solavancos ao passar pelo meio-fio, rachaduras, lombadas e estradas de terra. Segundo a fabricante, apesar do apelo mais urbano, as bikes X Series também vão bem em trilhas leves,

Preço

  • A X20 é a mais “baratinha” da turma e sai por US$ 1.600, cerca de R$ 7,8 mil na cotação atual. 
  • Já a X24 fica no meio do caminho por US$ 1.800, R$ 8,7 mil em conversão direta.
  • A X26 é o modelo mais caro, US$ 1.900, ou R$ 9.2 mil sem impostos.

No período de lançamento, a marca está oferecendo desconto de US$ 100. Por enquanto, não ha indício de lançamento oficial no Brasil.

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.