Com o sucesso de vendas, a TV 4K se popularizou no Brasil. Hoje, metade das vendas de televisores leva a tecnologia para a casa dos brasileiros. De acordo com o Guia de TVs 4K e 8K, só em 2022 foram lançados 120 modelos 4K, de 9 marcas diferentes, multiplicando ainda mais as opções para o consumidor.

Agora, imagine você investir em uma TV que promete uma resolução 4k e descobrir que pagou gato por lebre? Então, é bom ficar atento na hora de adquirir o seu modelo de TV 4K e evitar a frustração logo após a compra. Pensando em te ajudar, deixamos aqui um teste para você fazer. Confira!

Leia mais:

Entenda a diferença entre uma TV 4K RGBW e RGB

Antes de tudo, é preciso entender que alguns fabricantes usam o recurso do pixel branco para reduzir os custos e, por conta disso, a qualidade da imagem dos aparelhos deixa a desejar.

publicidade

Sendo assim, uma TV 4K RGB é aquela que possui um display em que cada pixel é composto pelas três cores primárias, vermelho, verde e azul.

Mas a TV 4K RGBW é aquela em que o pixel branco é introduzido em três de cada quatro pixels, substituindo uma das cores primárias. Dessa forma, apenas 75% dos pixels totais possuem todas as três cores, enquanto os 25% restantes contam com um pixel branco substituindo uma cor. É nessa opção que os desprevenidos podem cair e comprar um produto de qualidade inferior.

Para se ter uma ideia, uma TV RGB 4K possui a totalidade de 8.294.400 pixels com todas as cores bem nítidas. Já uma TV RBGW, 25% do total da tela simplesmente não produz cor, contando 2.073.600 pixels brancos! As consequências disso nas imagens são visíveis, onde as cores podem ficar distorcidas, o tom de vermelho pode até ser confundido com o rosa e diversos outros traços de tons desequilibrados podem ser vistos.

TV RGB e RGBW
Imagem: Reprodução/Samsung

Como testar o 4K da TV?

Primeiramente, saiba que esse teste é bem simples e é mais conhecido como teste do pixel branco. Além disso, se você deseja saber se a TV é mesmo 4K, você pode fazer o teste ainda dentro da loja. Você só vai precisar do seu aparelho celular para realizá-lo. Em seguida, confira o passo a passo abaixo:

  1. Ajuste o foco da câmera do seu celular;
  2. Deixe o zoom no máximo;
  3. Aproxime o celular a uma distância de um palmo da TV e tire uma foto de uma imagem ou elemento vermelho, branco ou azul que a TV estiver reproduzindo;
  4. Confira a foto, dando um zoom até aparecerem os pixels.
  5. Se você visualizar as cores primárias puras, é porque a TV é RGB, mas se visualizar pixels brancos mesclados no meio das cores, é porque a tela é RGBW.

Na imagem abaixo, você confere uma forma um pouco mais “complicada” do teste, no qual você coloca uma imagem estática em listras na tela em uma das cores primárias, tornando a visualização do pixels brancos ainda mais fácil.

Teste TV RGB ou RGBW
Imagem: Divulgação/Samsung

Pronto! Assim você já sabe distinguir os dois tipos de telas de TVs, o que pode fazer uma enorme diferença na hora de optar por um modelo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!