SOS via satélite do iPhone 14 salva família em incêndio florestal no Havaí; veja

Família foi salva 30 minutos após o primeiro pedido de socorro via satélite ser enviado pelo iPhone 14 que estava com uma pessoa
André Fogaça10/08/2023 11h15, atualizada em 10/08/2023 14h58
Chamada SOS via satélite no iPhone 14 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
Chamada SOS via satélite no iPhone 14 (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma família conseguiu ser resgatada durante os massivos incêndios no Havaí, nos Estados Unidos, com ajuda do sistema de socorro por satélite do iPhone 14. A tecnologia foi lançada junto do mais recente celular da Apple e pode ser ativada em alguns países do mundo em momentos onde não existe cobertura de sinal da operadora de telefonia.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O iPhone 14 foi o lançamento sem graça de 2022, mas ele traz um sistema bastante importante para pedir socorro mesmo quando não existe sinal de celular
  • Ele tira proveito de um modem que consegue conversar com um sistema de satélites, para que eles enviem uma mensagem de texto pedindo socorro
  • O salvamento desta vez aconteceu com uma família que estava no Havaí e foi cercada pelos incêndios florestais que assolam a ilha de Mauí
  • Após o primeiro pedido de socorro com ajuda de satélites, os socorristas levaram 30 minutos para chegar até a família e resgatar todos

O iPhone 14 não foi exatamente o lançamento mais empolgante do ano passado, principalmente por reciclar um chip com um ano de mercado, mas toda a família de celulares da Apple anunciada em 2022 veio com uma novidade importante: a possibilidade de pedir socorro em locais remotos, com ajuda de satélite.

O caso deste salvamento, segundo o site 9to5Mac, aconteceu na ilha de Maui, no arquipélago do Havaí, nos Estados Unidos, quando uma família de cinco pessoas estava em uma van e os grandes incêndios florestais que assolam a região cercou todos, dificultando a fuga com o carro.

Uma pessoa da família tentou ligar para os socorristas e não existia sinal de celular no local, então o iPhone 14 faz algumas perguntas e enviou todos os dados para os bombeiros, junto da localização exata do aparelho. Funcionou e todos foram salvos 30 minutos após o primeiro pedido por satélite ser recebido.

Como funciona o SOS via satélite do iPhone 14?

Diferente do que possa parecer, o iPhone 14 não estabelece uma ligação telefônica com ajuda de satélite. Ele serve como uma ponte para mensagens de texto propostas assim que o usuário tenta ligar para o serviço de emergência, como o nosso 190, 193 ou 199, e não existe sinal da operadora.

A partir deste momento, se o iPhone 14 está em uma área de cobertura do serviço da Apple para satélites, ele inicia um tutorial para o alinhamento do celular para o céu para conseguir a melhor comunicação possível. Durante o tempo de paraemento com o satélite mais próximo, o smartphone pode receber informações que vão compor os textos.

iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Do outro lado existe uma central de atendimento responsável por receber os dados de localização e texto, para então ligar para o serviço de emergência. Segundo a Apple, como a conexão é instável, cada SMS pode levar até 15 segundos para chegar ao destinatário e um minuto se o local não estiver com céu aberto.

O serviço de socorro com uso de satélite está disponível para todos os modelos de iPhone 14 e apenas quando a pessoa está na Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Nova Zelândia, Portugal ou Reino Unido. O Brasil está fora da lista e sem previsão de ser adicionado, mas um brasileiro com celular comprado por aqui pode usar o recurso quando estiver nas regiões suportadas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.