Incêndio: satélite mostra imagens da destruição no Havaí

Segundo o governador, esse foi o "o maior desastre natural da história do estado do Havaí"
Por Alisson Santos, editado por Lucas Soares 11/08/2023 16h47
Sem-titulo-6
Imagens de satélite da cidade de Lahaina, na ilha de Maui (Havaí) / Imagem: Maxar Technologies
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um enorme incêndio florestal causou grandes estragos na cidade de Lahaina. localizada na ilha de Maui (Havaí). Através de imagens fornecidas por satélites, é possível mensurar o tamanho da destruição causada pelo fenômeno.

Conforme revelado pelo Space, o incêndio, que teve início na terça-feira (8), destruiu grande parte da cidade histórica e ainda não se sabe qual foi o principal causador. Sustentado por fortes ventos — devido a passagem do furacão Dora —, o fogo se espalhou rapidamente em enormes proporções.

Leia mais:

Veja as imagens

Comparativos de antes e depois do incêndio / Imagem:  Maxar Technologies
Comparativos de antes e depois do incêndio / Imagem:  Maxar Technologies

As imagens compartilhadas pela Maxar Technologies e Planet apresentam comparações do antes e depois dos arredores de Lahaina. Os registros de antes do acidente foram capturados em junho, enquanto os destroços foram registrados na última quarta-feira (9).

Consequências do incêndio

  • Segundo autoridades locais, cerca de 55 pessoas foram mortas e milhares perderam suas residências;
  • Os metereologistas afirmam que, por mais que o Doha tenha passado em uma distância de mais de 1.200 quilômetros ao sul do arquipélago do Pacífico, ele interferiu em uma região de alta pressão no norte do Oceano Pacífico – resultando nos ventos fortes na ilha;
  • A mídia local afirma que os incêndios ainda estão ocorrendo na ilha remota na manhã de sexta-feira (11);
  • Josh Green, governador do Havaí, categorizou o incêndio como “o maior desastre natural da história do estado do Havaí”. Ele destacou que 80% de Lahaina “desapareceu”.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA informou que os ventos que induziram as chamas estão diminuindo, e deverão permanecer em níveis moderados ao longo da próxima semana. Com isso, estima-se que a mistura que está alimentando as chamas seja reduzida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.