Um enorme incêndio florestal causou grandes estragos na cidade de Lahaina. localizada na ilha de Maui (Havaí). Através de imagens fornecidas por satélites, é possível mensurar o tamanho da destruição causada pelo fenômeno.

Conforme revelado pelo Space, o incêndio, que teve início na terça-feira (8), destruiu grande parte da cidade histórica e ainda não se sabe qual foi o principal causador. Sustentado por fortes ventos — devido a passagem do furacão Dora —, o fogo se espalhou rapidamente em enormes proporções.

publicidade

Leia mais:

Veja as imagens

Comparativos de antes e depois do incêndio / Imagem:  Maxar Technologies
Comparativos de antes e depois do incêndio / Imagem:  Maxar Technologies

As imagens compartilhadas pela Maxar Technologies e Planet apresentam comparações do antes e depois dos arredores de Lahaina. Os registros de antes do acidente foram capturados em junho, enquanto os destroços foram registrados na última quarta-feira (9).

publicidade

Consequências do incêndio

  • Segundo autoridades locais, cerca de 55 pessoas foram mortas e milhares perderam suas residências;
  • Os metereologistas afirmam que, por mais que o Doha tenha passado em uma distância de mais de 1.200 quilômetros ao sul do arquipélago do Pacífico, ele interferiu em uma região de alta pressão no norte do Oceano Pacífico – resultando nos ventos fortes na ilha;
  • A mídia local afirma que os incêndios ainda estão ocorrendo na ilha remota na manhã de sexta-feira (11);
  • Josh Green, governador do Havaí, categorizou o incêndio como “o maior desastre natural da história do estado do Havaí”. Ele destacou que 80% de Lahaina “desapareceu”.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA informou que os ventos que induziram as chamas estão diminuindo, e deverão permanecer em níveis moderados ao longo da próxima semana. Com isso, estima-se que a mistura que está alimentando as chamas seja reduzida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!