Ossos humanos de 6 mil anos dão indícios sobre funerais antigos

Ossos foram encontrados dentro de uma caverna na Espanha, que era usada como câmara funerária por um período de cerca de 3 mil anos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 11/08/2023 14h18
Ossos-1
Imagem: Universidade de Cambridge
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ossos humanos de mais de 6 mil anos foram encontrados dentro de uma caverna no norte da Espanha. A descoberta da câmara funerária foi publicada na revista Quaternary Science Reviews e fornece importantes informações sobre os costumes funerários dessas populações.

Leia mais

Região foi habitada desde o período Neolítico

  • Segundo os pesquisadores, esses são os primeiros vestígios humanos neolíticos já descobertos na região.
  • Originalmente descoberta em 1979, acreditava-se inicialmente que a Galería del Sílex havia sido ocupada durante a Idade do Bronze, cerca de 3 mil anos atrás.
  • No entanto, o achado de seis vasos cerâmicos neolíticos ao lado de ossos humanos em um dos poços intrigou os pesquisadores, de acordo com informações da IFLScience.
  • Datações por radiocarbono realizadas em quatro ossos pertencentes a três indivíduos separados revelaram que o local foi usado como câmara funerária por um período de cerca de 3 mil anos.
  • O mais antigo dos restos mortais foi datado de cerca de 6.250 anos atrás, enquanto o mais recente parece ter sido enterrado há aproximadamente 3.450 anos.
  • Os resultados significam que a Galería del Sílex esteve em uso desde o início do Neolítico até a Idade do Bronze.

Caverna era usada como câmara funerária

  • E embora alguns estudiosos tenham debatido a função da caverna, os autores do estudo fornecem evidências convincentes de que ela foi realmente usada como uma câmara funerária.
  • “Os restos humanos da Galería del Sílex não foram encontrados dentro de um contexto doméstico de ocupação humana da caverna, mas sim dentro de dois poços localizados a mais de trezentos metros da antiga entrada. Isso sugere que a Galería del Sílex poderia ter sido uma área reservada para depositar humanos falecidos durante o Neolítico Inferior”, afirmam os pesquisadores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.