Um apagão de energia pode ter atingido o Brasil na manhã desta terça-feira (15). Nas redes sociais, relatos dão conta de queda de luz em praticamente todo o país. Ainda não há informações oficiais sobre o ocorrido.

Os relatos começaram a aparecer por volta das 8h30 (horário de Brasília). Em muitos locais, a energia voltou poucos minutos depois. 

publicidade

Leia mais

Quais os lugares afetados pelo apagão?

Capitais como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belém e Florianópolis estão entre as afetadas pelo apagão.

publicidade

Entre as distribuidoras, a Equatorial Alagoas informou que houve uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN). A Neoenergia, na Bahia, também confirmou o problema.

Ministério de Minas e Energia disse em nota que o apagão foi causado durante abertura da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. “A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, diz um trecho da nota (confira a íntegra no fim da matéria).

publicidade
https://twitter.com/lipe_0110/status/1691414936692436994

Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

publicidade

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!