Um antigo portão de cidade que data de cerca de 5500 anos atrás foi encontrado por arqueólogos israelenses, em Tell Erani, perto da Zona Industrial da cidade de Kiryat Gat, A descoberta foi feita durante escavações para a instalação de um novo cano de água.

O portão tem 1,5 metros de altura e fica no meio de duas torres feitas de grandes pedras, presas nas antigas muralhas da cidade, se abrindo para uma estrada que leva até o antigo centro urbano. De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), responsável pela descoberta, esse é provavelmente o mais antigo portão do país e sugere que os primeiros assentamentos da região tenham surgido antes do que se pensava.

publicidade

Esta é a primeira vez que um portão tão grande datado do Bronze Inicial IB foi descoberto. Para construir a porta e os muros da fortificação, foi preciso trazer pedras de longe, fabricar tijolos de barro e construir os muros da fortificação. Isso não foi alcançado por um ou alguns indivíduos. O sistema de fortificação é uma evidência da organização social que representa o início da urbanização.

Emily Bischoff, líder da escavação, em comunicado enviado à IFLScience

Leia mais:

A cidade protegida pelo antigo portão

A partir das escavações que iniciaram na década de 1950, acredita-se que a cidade tenha durado séculos, tendo seu auge por volta de 3330 a 3050 a.C., para cair por volta do século VI a.C., quando provavelmente os babilônios a invadiram. 

publicidade

Os pesquisadores apontam que o portão e as muralhas foram construídos para manter inimigos do lado de fora, fazendo com que qualquer um que quisesse adentrar a cidade o tivesse que fazer através dele.

A grandiosidade do portão e das fortificações indicavam também a importância do assentamento, podendo mostrar para os forasteiros que ali era uma cidade bem organizada política, social e economicamente de acordo com os arqueólogos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!