Bateria que recupera 400 km de autonomia em minutos é lançada pela CATL

Nova bateria é a primeira do tipo LFP com carregamento super rápido, segundo a fabricante
Gabriel Sérvio16/08/2023 06h43, atualizada em 16/08/2023 20h51
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A CATL, a gigante chinesa de baterias e importante fornecedora da Tesla, apresentou nesta quarta-feira (16) um novo produto que promete resolver as limitações de carga e alcance dos veículos elétricos

A nova bateria chamada Shenxing (ou “movimento divino” em tradução livre) recupera até 400 km de alcance em apenas 10 minutos de carregamento, segundo as informações de Gao Han, diretor de tecnologia da divisão de carros elétricos da CATL.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • Veículos equipados com a bateria Shenxing poderão percorrer trajetos mais longos e com paradas muito mais curtas usando a tecnologia de carregamento rápido.
  • Segundo a CATL, o componente é “a primeira bateria LFP de carregamento super rápido do mundo”.
  • A sigla em inglês LFP significa fosfato de ferro e lítio, um tipo de química de bateria que a Tesla já usa amplamente desde 2021 em seus carros.
  • Este tipo de bateria é conhecido por custar mais barato, embora tenha uma densidade de energia menor que outras químicas de bateria.
  • É esperado que a produção em massa do componente esteja em andamento até o final de 2023, com entrega para empresas começando em 2024.

“Esperamos que, por meio de esforços contínuos para melhorar a tecnologia e reduzir custos, o Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos”, disse Gao.

Vale destacar que a China é um grande defensor da bateria LFP, uma tecnologia liderada pela CATL. A empresa domina atualmente o mercado global de baterias para veículos elétricos, com uma participação de 35% no primeiro trimestre de 2023, conforme os dados da empresa de pesquisa SNE.

O crescimento extraordinário da CATL nos últimos anos foi impulsionado pelo boom de EVs no país. Uma das principais concorrentes da companhia é a BYD, outra gigante chinesa que, além de veículos elétricos, também fabrica suas próprias baterias.

No primeiro trimestre de 2023, a BYD ficou atrás apenas da CATL em participação no mercado global de baterias, respondendo por uma fatia de 16,2%.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.