YouTube ganha nova arma contra adblocks; confira o que muda

Plataforma de vídeos do Google mostrará janela com contagem regressiva para quem usa bloqueadores de anúncios
Gabriel Sérvio16/08/2023 14h12
Ícone do YouTube na tela inicial de um aparelho da Apple
(Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock)
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O YouTube está testando uma nova ferramenta ‘anti-adblock’ contra usuários que gostam de assistir vídeos sem anúncios, mas não assinam o Premium. A plataforma passou a exibir uma nova janela com timer na tela e duas opções para continuar consumindo conteúdo. 

O que muda no YouTube

  • O pop-up alerta que o YouTube não permite o uso dos famosos bloqueadores de anúncio e afetará todos os usuários que usam adblock. 
  • Um ícone de relógio de contagem regressiva, que pode durar de 30 a 60 segundos, aparecerá no canto superior direito da janela, como mostra a captura de tela abaixo.
  • A janela oferece duas alternativas aos usuários: “Permitir anúncios do YouTube” ou “Experimentar o YouTube Premium”.
  • No fim da contagem, o YouTube exibirá automaticamente um novo anúncio.
Imagem: Reprodução/YouTube

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No momento, o aviso está sendo veiculado globalmente apenas para grupos selecionados de pessoas que usam bloqueadores de anúncios. Segundo as informações do Search Engine Land, todos os vídeos serão bloqueados caso o usuário ignore repetidamente a escolha entre uma das alternativas oferecidas pelo serviço.

O que motivou a decisão

  • Banir os adblockers é uma forma do YouTube melhorar o alcance dos anúncios.
  • O Google também vem tentando encontrar formas de atrair mais assinantes para os planos Premium, que já não exibe propagandas e permite que os espectadores assistam vídeos sem interrupções.
  • No Brasil, o YouTube Premium custa a partir de R$ 24,90 (ou R$ 13,90 ao mês para estudantes no plano individual).
  • A modalidade família para até cinco pessoas sai por R$ 41,90 mensais.
  • O usuário pode testar os benefícios gratuitamente por um mês.

O que diz o YouTube

O YouTube informa que está tomando essas medidas para garantir que seus criadores de conteúdo sejam devidamente compensados ​​pelo seu trabalho. 

Queremos informar aos espectadores que os bloqueadores de anúncios violam os Termos de Serviço  do YouTube  e tornar mais fácil para eles permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios

Oluwa Falodun, porta-voz do Google, em comunicado ao The Verge

“Só desativaremos a reprodução (de vídeos) se os espectadores ignorarem solicitações repetidas para permitir anúncios no YouTube”, acrescentou o porta-voz da empresa.

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.