O YouTube está testando uma nova ferramenta ‘anti-adblock’ contra usuários que gostam de assistir vídeos sem anúncios, mas não assinam o Premium. A plataforma passou a exibir uma nova janela com timer na tela e duas opções para continuar consumindo conteúdo.
O que muda no YouTube
- O pop-up alerta que o YouTube não permite o uso dos famosos bloqueadores de anúncio e afetará todos os usuários que usam adblock.
- Um ícone de relógio de contagem regressiva, que pode durar de 30 a 60 segundos, aparecerá no canto superior direito da janela, como mostra a captura de tela abaixo.
- A janela oferece duas alternativas aos usuários: “Permitir anúncios do YouTube” ou “Experimentar o YouTube Premium”.
- No fim da contagem, o YouTube exibirá automaticamente um novo anúncio.

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No momento, o aviso está sendo veiculado globalmente apenas para grupos selecionados de pessoas que usam bloqueadores de anúncios. Segundo as informações do Search Engine Land, todos os vídeos serão bloqueados caso o usuário ignore repetidamente a escolha entre uma das alternativas oferecidas pelo serviço.
O que motivou a decisão
- Banir os adblockers é uma forma do YouTube melhorar o alcance dos anúncios.
- O Google também vem tentando encontrar formas de atrair mais assinantes para os planos Premium, que já não exibe propagandas e permite que os espectadores assistam vídeos sem interrupções.
- No Brasil, o YouTube Premium custa a partir de R$ 24,90 (ou R$ 13,90 ao mês para estudantes no plano individual).
- A modalidade família para até cinco pessoas sai por R$ 41,90 mensais.
- O usuário pode testar os benefícios gratuitamente por um mês.
O que diz o YouTube
O YouTube informa que está tomando essas medidas para garantir que seus criadores de conteúdo sejam devidamente compensados pelo seu trabalho.
Queremos informar aos espectadores que os bloqueadores de anúncios violam os Termos de Serviço do YouTube e tornar mais fácil para eles permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios
Oluwa Falodun, porta-voz do Google, em comunicado ao The Verge
“Só desativaremos a reprodução (de vídeos) se os espectadores ignorarem solicitações repetidas para permitir anúncios no YouTube”, acrescentou o porta-voz da empresa.
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