OpenAI compra estúdio de games para ajudar no ChatGPT

Global Illuminations, que tem entre suas principais criações uma espécie de clone de Minecraft, vai se juntar ao desenvolvimento do chatbot
Daniel Junqueira16/08/2023 16h35
OpenAI
Imagem: Camilo Concha/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, anunciou a aquisição de um estúdio de games. Mas não é como se a empresa planejasse entrar no mercado de jogos: a ideia é usar os desenvolvedores para auxiliarem no aprimoramento do chatbot movido a inteligência artificial.

O estúdio em questão chama-se Global Illumination, e tem entre suas criações um game chamado Biomes, que é uma espécie de clone de Minecraft.

Leia mais:

A Global Illumination é um estúdio bem pequeno: em seu site oficial, a empresa lista oito funcionários e cita o jogo Biomes, um “MMORPG sandbox de mundo aberto feito para web” como sua principal criação.

O anúncio da aquisição não entra em detalhes relacionados a valores da compra, mas a OpenAI afirma que “toda a equipe” da Global Illumination vai passar a desenvolver para os principais produtos da empresa, incluindo o ChatGPT.

ChatGPT
Aquisição da Global Illumination visa auxiliar desenvolvimento do ChatGPT. (Imagem: Popel Arseniy / Shutterstock)

“A Global Illumination é uma empresa que vem alavancando a IA para criar ferramentas criativas, infraestrutura e experiências digitais”, diz o comunicado. “A equipe anteriormente projetou e construiu produtos para Instagram e Facebook e também teve contribuições significativas no YouTube, Google, Pixar, Riot Games e outras empresas notáveis”, continua.

Google e OpenAI vão patrocinar programa de cibersegurança nos EUA

O governo Biden anunciou parceria com quatro big techs para patrocinar novo sistema de segurança focado na proteção da infraestrutura dos Estados Unidos. O projeto desenvolverá mecanismos para identificar e corrigir vulnerabilidades de software.

Anunciado durante a conferência Black Hat USA na última quarta-feira (9), o programa “AI Cyber ​​Challenge” será destinado a conectar especialistas com modelos de IA, que serão produzidos pelas empresas Anthropic, Google, Microsoft e OpenAI.

Leia mais sobre o caso clicando aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: