A Microsoft permitirá que usuários desinstalem ainda mais programas integrados ao Windows 11. Isso se iniciou com o lançamento do Windows 11 Insider Preview Build 25931 para testadores do Canary Channel — canal de testes do sistema operacional (SO).

Com esse lançamento, a empresa disponibilizou a possibilidade de remover grande parte dos aplicativos nativos do Windows 11, aqueles que vêm pré-instalados com o SO.

publicidade

Leia mais:

De acordo com a nota de lançamento da nova versão do Preview Build, a atualização permitirá desinstalar softwares como Câmera, Cortana, Fotos, People e Área de Trabalho Remota.

publicidade

No Windows 11 padrão é possível utilizar alguns esquemas para desabilitar aplicativos nativos, mas não é possível desinstalar completamente o software.

A Microsoft não diz quando essa novidade chegará para mais usuários além dos testadores, mas, como observa o The Verge, espera-se que uma próxima grande atualização do sistema operacional seja lançada no próximo mês, o que pode incluir mais opções de desinstalação de programas.

publicidade

Microsoft encerra aplicativo da Cortana no Windows 11

A Microsoft desativou de vez o aplicativo ‘Cortana’ para Windows 11. A última atualização lançada pela empresa na semana passada encerrou todas as funções da assistente virtual.

  • Agora, se o usuário tenta acessar a Cortana no Windows 11, recebe um aviso e um link de suporte que informa sobre o fim do serviço.
  • A versão móvel do Teams (que roda no navegador), o Microsoft Teams Display e o Microsoft Teams Rooms também vão perder os recursos da Cortana nos próximos meses, segundo o The Verge.
  • A assistente que ficou famosa nos tempos do Windows Phone continuará na ativa, pelo menos por enquanto, no Outlook web, segundo o artigo oficial da Microsoft;
  • O sucessor da Cortana será o Copilt, uma nova barra lateral para o Windows 11 com recursos de IA do Bing Chat. A ferramenta promete oferecer mais funções que a irmã mais velha, como responder perguntas, controlar ajustes do Windows e mais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!