A Índia está prestes a fazer história com a sonda Chandrayaan-3, que deverá pousar na lua nos próximos dias. A Chandrayaan-3 entrou na órbita lunar no dia 5 de agosto, e se separou do seu módulo de propulsão na última quinta-feira (17).
Leia mais:
- Como ativar a localização e rastrear celular pelo Google Maps
- O que é turbulência no avião?
- Aquecimento global: calor atingirá patamar inédito em 2024, alertam cientistas
Programada para tentar aterrissar na lua entre os dias 23 e 24 de agosto, a sonda tem capturado imagens desde o seu lançamento, e a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) compartilhou algumas delas em um vídeo publicado no antigo Twitter.
“Vista da Câmera-1 do Lander Imager (LI) em 17 de agosto de 2023 logo após a separação do Módulo Lander do Módulo de Propulsão”, descreveu o OSRO. Confira:
Trajetória da Chandrayaan-3
- A sonda foi lançada em 14 de julho, em uma missão para realizar o primeiro pouso lunar bem-sucedido da Índia;
- Ela entrou na órbita lunar em 5 de agosto e se separou do seu módulo de propulsão no dia 17 de agosto;
- O pouso está previsto para ocorrer entre 23 ou 24 de agosto perto do polo sul lunar;
- A Chandrayaan-3 se tornará a primeira nave a descer perto do pólo sul lunar, uma região considerada rica em gelo de água.
A Chandrayaan-3 indiana não é a única com esse foco. A Rússia lançou a Luna-25, que também está programada para pousar perto do pólo sul nos próximos dias, estimada em 21 de agosto, destaca o Space.
O projeto da Índia tem um orçamento de 6 bilhões de rúpias (cerca de US$ 72 milhões, ou R$ 358 milhões na conversão atual).
Após a aterrissagem, a sonda deverá explorar os arredores por um dia lunar (aproximadamente 14 dias terrestres). Nesse período, ela vai coletar dados regionais de ser apagada pela noite lunar.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!