Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recriaram o lendário perfume favorito de Cleópatra, a icônica rainha egípcia. Os frutos da pesquisa estão agora em exibição na universidade, como parte da exposição pública intitulada “A química dos perfumes”.

Para quem tem pressa:

  • Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recriaram o lendário perfume favorito de Cleópatra;
  • Com base num artigo científico alemão que descreveu a composição do perfume, os cientistas desenvolveram a fórmula que remonta a mais de três mil anos atrás;
  • A loção, conhecida como Mendesian, é revelada como uma “mistura intrigante” de canela, óleo de balanos, resinas e mirra;
  • Os frutos da pesquisa estão agora em exibição na universidade, como parte da exposição pública intitulada “A química dos perfumes”.

A exposição interativa oferece aos visitantes a chance de explorar a história dos perfumes, bem como aprender sobre os processos químicos envolvidos na extração de óleos essenciais.

publicidade

Leia mais:

Membros do laboratório ficam à disposição para compartilhar informações sobre a rica história das fragrâncias e desvendar os segredos por trás da criação do Mendesian, o perfume que conecta os tempos antigos à ciência moderna.

publicidade

O perfume de Cleópatra

Pintura de Cleópatra
(Imagem: Wikimedia Commons)

Com base num artigo científico alemão que descreveu a composição do perfume, os cientistas da UFSC desenvolveram a fórmula que remonta a mais de três mil anos atrás, de acordo com o g1.

A loção, conhecida como Mendesian, é revelada como uma “mistura intrigante” de canela, óleo de balanos, resinas e mirra – uma resina obtida de diversas espécies de árvores espinhosas.

publicidade

O processo de recriação desse perfume histórico envolveu profundo conhecimento químico e técnico, conforme explicado pela professora Anelise Regiani.

Ela disse que o resultado captura tanto a personalidade marcante da rainha Cleópatra quanto a complexidade das matérias-primas antigas.

publicidade

O perfume possui uma essência adocicada graças à mirra, enquanto a presença da resina de pinheiro confere um toque balsâmico. Além disso, as duas variedades de canela contribuem para um caráter especiado e amadeirado único.

O Mendesian, nome dado ao perfume recriado, era uma escolha tradicional entre as altas classes da sociedade no Antigo Egito.

A professora Regiani também contou que Cleópatra apreciava as fragrâncias das rosas. Histórias antigas sugerem que ela impregnou as velas de seu barco com o aroma das rosas antes de seu encontro com Marco Antônio, para que sua presença fosse anunciada pelo aroma distinto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!