A humanidade viu grandes civilizações surgirem e declinarem, algumas que duraram apenas algumas décadas e outras, séculos. Mas você já parou para pensar, qual foi a mais duradoura?

A grande dificuldade em dizer qual foi a mais duradoura é o que define uma civilização e como o seu início e fim pode ser demarcado. Muitas das antigas sociedades foram invadidas e governadas por outras potências, seriam elas a mesma entidade ou algo diferente? Além de seus governos, elas poderiam ser definidas por suas culturas ou tradições, podendo acabar sendo mais duradouras do que realmente parecem, mas ainda sim, continuaria complicado.

publicidade

China antiga e atual civilização

Um exemplo é a China. Sua língua escrita já existe há cerca de 6 mil anos, sendo a mais duradoura do mundo. Alguns dos caracteres usados atualmente podem ser encontrados em artefatos com mais de 3 mil anos. Mas a China de hoje é a mesma de milhares de anos atrás? Existem historiadores que dizem que não, mas para a Administração Estatal Chinesa de Patrimônio Cultural, certamente sim.

china antiga
China (Imagem: Shutterstock)

A ideia da civilização chinesa existir há mais de 5 mil anos tem um significativo valor político, no entanto, a China é enorme e formada por vários povos, sendo difícil enquadrá-los em uma mesma cultura e tradição.

publicidade

Leia mais:

Antigo Egito e Mesopotâmia 

Outro candidato é o Antigo Egito. O reino egípcio foi unificado pela primeira vez em 3100 a.C., tendo durado até 332 a.C., quando foram invadidos pelos macedônios, no entanto, a língua e os hieróglifos foram utilizados até o século 5 d.C., 3500 anos após terem se formado.

publicidade

A região conhecida como Mesopotâmia, no sudoeste da Ásia, entre os rios Tigres e Eufrates, é conhecida por ser o berço da civilização, onde surgiram algumas das principais invenções da humanidade: a roda, os mapas, a escrita, a matemática, etc.

A revolução Agrícola aconteceu há cerca de 12 mil anos e a urbana entre 5 e 6 mil anos atrás, ambas na Mesopotâmia. A região abrigou uma série de governantes, dinastias e povos, como os sumérios, os acadianos,  os Gutians, Ur-Namma, os Babilônios, os Hititas, os Assírios e o Império Persa. Em 332 a.C, ela foi tomada por Alexandre, o Grande, e após sua morte, pelos gregos.

publicidade

Como um todo, a Mesopotâmia pode ter sido uma civilização tão duradoura como a egípcia, mas existem dúvidas se ela pode ser considerada uma única entidade ou uma região habitada por diferentes culturas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!