Recentemente, a Cyberint, empresa especializada em inteligência de ameaças e gestão de risco, fez um alerta em relação a uma onda de ataques de hackers que os usuários do LinkedIn vêm sofrendo. Isso tem comprometido a conta das pessoas, fazendo com que os perfis sejam invadidos ou bloqueados depois de tentativas de acesso não-autorizados.

Conforme afirmação dos especialistas, os pedidos de ajuda dos usuários do LinkedIn têm aumentado nas redes sociais. Sendo assim, é muito importante saber: como se proteger, quais os sinais de hackeamento e a forma de recuperar a conta. Continue a leitura e veja tudo.

publicidade

Leia também:

Como proteger seu perfil do LinkedIn contra hackers?

Antes mesmo de ensinar como recuperar a conta que foi hackeada ou quais são os sinais de hackeamento, é mais importante lhe mostrar como se prevenir das invasões. No entanto, se o seu perfil já foi invadido, pule para o tópico que lhe ensina a recuperar a sua conta. Caso ainda não tenha acontecido isso, veja o que fazer para se proteger.

publicidade

Ative a verificação de duas etapas

Com a verificação de duas etapas é mais uma garantia de que somente você irá acessar a conta, mesmo que alguém consiga saber qual é a sua senha. No momento de fazer essa ativação, prefira utilizar o aplicativo de autenticação ao invés de optar pelo SMS, já que ele é mais fácil de ser burlado.

Veja o passo a passo de como ativar:

  1. Clique no ícone de sua foto ao lado de notificações

    Passo a passo

  2. Vá em “Configurações e privacidade”

    Passo a passo

  3. Aperte em “Acesso e Segurança”

    Passo a passo

  4. Toque em “Verificação em duas etapas”

    Passo a passo

  5. Clique em “Configurar”

    Passo a passo

  6. Escolha o aplicativo e continue

    Depois disso, vai ser solicitado a sua senha de acesso. Então, lhe darão as próximas recomendações para você instalar o app de verificação no seu celular. Após, clique em “Continuar”. Depois que realizar o procedimento pedido, vai ser solicitado o código que irá aparecer no seu aplicativo. É só inserir e verificar que a sua conta estará protegida. Passo a passo

Ajuste a visibilidade do seu e-mail

É importante também deixar o seu e-mail protegido na plataforma, já que é um dado que também pode ser utilizado pelos invasores. Existem quatro opções: visível apenas a mim, conexões de 1º grau, que são os perfis nos quais você se conectou e estão na sua rede, conexões de 1º e 2º graus, que tratam-se de todos que estão conectados com você e as conexões dessas pessoas, e, por último, há a possibilidade de deixar liberado para qualquer usuário do LinkedIn acessar (não recomendamos essa opção).

publicidade

Como configurar?

  1. Clique no ícone com sua foto ao lado de notificações;
  2. Toque em “Configurações e Privacidade”;
  3. Aperte em “Visibilidade” e, na sequência, em “Quem pode ver ou baixar seu email”;
  4. Depois, é só fazer a escolha.

Troque sua senha com frequência

Caso os seus dados sejam vazados em algum momento, trocar a senha com uma certa constância, vai dificultar o acesso deles a sua senha.

Como saber se meu LinkedIn foi hackeado?

Você sabe a quais sinais deve ficar atento para saber se a sua conta no LinkedIn foi hackeada? O Olhar Digital lhe mostra o que deve ser observado.

publicidade

Dificuldade para acessar a conta: caso você esteja digitando a senha correta, mas mesmo assim não estiver dando certo para entrar na conta, ela pode ter sido alterado por um hacker. Então, mude a senha e tente entrar novamente.

Conteúdo e mensagens incomuns: se na sua linha do tempo está aparecendo conteúdos de perfis que não foram seguidos por você, conversas que não reconhece ou muitos spams.

Aviso de que alguém fez login em sua conta: apareceu uma notificação no seu e-mail ou SMS sobre um acesso e não foi você? Pode ser que tenham hackeado sua conta.

Como recuperar conta invadida do LinkedIn?

Aconteceu o pior e infelizmente sua conta foi hackeada e você não está conseguindo acessá-la? Entre em contato imediatamente com o suporte. Para isso clique aqui e acesse o link.

É recomendável preencher o formulário de contato em inglês, pois o LinkedIn costuma responder mais rápido. Caso você não tenha o domínio da língua, pode utilizar o ChatGPT para traduzir sua mensagem.

Para isso, basta dar o comando para a Inteligência Artificial fazer a tradução com todas as adaptações corretas, do inglês para o português brasileiro. Assim, preservando o sentido original de seu texto.

Se a sua conta for Premium, cancele o seu cartão para evitar maiores problemas. Também é importante fazer um boletim ocorrência de crime virtual para se prevenir de outros transtornos. Peça para amigos e conexões lhe ajudar a denunciar. Compartilhe o link, isso pode também fazer com que o suporte lhe atenda mais rápido.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!