O Bluesky, concorrente direto do X (antigo Twitter), enfrentou instabilidade na última sexta-feira (18). O problema começou logo após mais um anúncio inesperado de Elon Musk, desta vez o fim da função “bloquear” no Twitter/X. Segundo o empresário, a funcionalidade “não faz sentido”.

O que aconteceu:

  • Usuários do Bluesky registraram tempos de carregamento maiores e mensagens de erro ao tentar carregar novas postagens. 
  • A página de status da plataforma indicava que um problema afetava o desempenho da rede social e estava sendo investigado.
  • Um motivo que pode explicar a instabilidade momentânea no serviço foi o salto no fluxo de novos usuários.

Leia mais:

Dados de uma fonte que utiliza a API Bluesky para rastrear novos registros indicam que a plataforma registrou um pico de novos usuários na última quinta e sexta (18).

publicidade
Plataforma ganhou mais de 5.600 usuários na última sexta-feira (18). Imagem: Reproduçào/twexit.nl

As falhas já foram resolvidas. A página de status indicava apenas que “algumas imagens podem não estar carregando”.

Por enquanto, segundo as informações do Tech Crunch, o Bluesky ainda não confirmou a causa oficial do problema. No fim, tudo pode ser apenas coincidência. 

Não é a primeira vez que a rede social passa por instabilidade. Normalmente, quando o Twitter/X anuncia uma mudança controversa, a rede social rival registra um salto de usuários. A rede descentralizada chegou a pausar novas inscrições em julho para tentar resolver problemas de desempenho. Na época, o boom no tráfego veio após o Twitter impor limites na visualização de postagens.

O fim do bloqueio no Twitter/X e suas implicações

  • O recurso de bloqueio, como definido pelo X/Twitter, permitia que os usuários controlassem suas interações com outras contas na plataforma.
  • Por meio dessa funcionalidade, as pessoas podiam restringir contas específicas de contatá-las, visualizar seus tweets e segui-las.
  • Em vez de utilizar o recurso de “bloqueio”, Musk sugeriu que os usuários do X optassem por usar a função “mudo”.
  • “Você ainda poderá silenciar contas e bloquear usuários para DMs”, disse Musk.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!