As previsões de que os Estados Unidos teriam um temporada de furacões “acima do normal” em 2023 parecem estar se confirmando. O sul da Califórnia entrou em estado de emergência com a iminente chegada do furacão Hilary e um terremoto que atingiu o estado americano em meio a tempestade neste domingo (20).

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tempestade pode fazer chover mais do que a média do ano inteiro. O alivío é que no sudoeste do país a tempestade passou da categoria 3 para 2, tendo enfraquecido levemente.

publicidade

Apesar da reclassificação, o Hilary ainda se mostra um grande furacão e está se movendo mais rápido do que o estado, com ventos de quase 180 km/h. Neste momento, ele está localizado a cerca de 1 mil quilômetros de San Diego, cidade ao sul do estado.

Leia mais:

publicidade

Califórnia sofre terremoto enquanto furacão se aproxima

Para tornar a situação ainda mais complicada na Califórnia, um terremoto de magnitude 5,1 atingiu o estado, com epicentro no condado de Ventura, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O terremoto se estendeu por mais de 120 quilômetros, causando pelo menos mais uma dúzia de tremores secundários com média de magnitude 3,0. 

publicidade

O governador Gavin Newsom decretou estado de emergência com a chegada do furacão Hilary e o terremoto no estado. “Fique segura, Califória”, escreveu o democrata em suas redes sociais.

“Hilary terá um impacto sério e ameaça o sul da Califórnia. Peço a todos que levem esta tempestade a sério e ouçam suas autoridades locais”, declarou a administradora da Federal Management Agency (Fema, na sigla em inglês), Deanne Criswell, à CNN.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!