O Havaí pode ter mudado a forma como empreendimentos, como residências e comércios, são construídos. Por ser uma ilha, o estado pertencente aos Estados Unidos é ainda mais afetado pelo aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global, o que tem consequências como erosão e alagamentos.

No entanto, as ilhas olhavam para o passado na hora de construir: os bancos de dados sobre os níveis do mar e que determinam qual altura os empreendimentos devem ter são atualizados apenas a cada cinco anos.

publicidade

Leia mais:

Cidadãos do Condado de Kaua’i, formado pelas ilhas Kaua’i, Ni’ihau, Lehua e Ka’ula, chegaram a conclusão que não faz sentido se basear no quanto o nível do mar já subiu. Isso porque as residências são feitas para durar mais de 50 anos e, se olharem para o passado, ficarão submersas em questão de anos. Eles decidiram se pautar no futuro e construir acima do que o nível do mar ainda irá subir.

Riscos às ilhas do Havaí

  • A ideia surgiu porque o Havaí está mais sujeito a sofrer com as consequências do aquecimento global do que outros locais.
  • Por estar cercada por água por todos os lados, o aumento do nível do mar pode alagar ilhas inteiras e causar erosões no solo. Isso ainda causa a segurança alimentar da ilha, o abastecimento de água, moradia, economia e até as práticas culturais.
  • Segundo a National Oceanic and Atmospheric Administration, o nível ao redor do Havaí deve subir em média 12,7 a 20,3 centímetros até 2050.
  • Ou seja, pautar a altura de residências acima do nível do mar baseado em quanto ele já subiu, ao invés do quanto ele irá subir, inutilizará muitas residências antes do tempo útil delas.
  • Além disso, segundo uma reportagem do site Fast Company, os alagamentos podem causar um prejuízo de até US$ 4.7 bilhões por vez ao estado.
Aumento do nível do mar pode inundar praias e cidades e prejudicar a vida como um todo no Havaí (Imagem: SCStock – Shutterstock)

Estar sempre acima do nível do mar

O conselheiro administrativo do Condado de Kaua’i, Alan Clinton, destacou ao site a importância de se prevenir contra o aumento do nível não a cada cinco anos, mas sempre. Isso está intimamente associado à preservação da ilha e de seu estilo de vida.

Por que não estamos levando a informação e dados sobre o futuro em conta na hora de realizar os processos [de construção]?

Alan Clinton

O Condado usou dados da Resiliência Climática Colaborativa da Universidade de Hawaii Mānoa para apresentar projeções da erosão da costa e de alagamento devido ao aumento do nível do mar.

(Foto: Ersi/Reprodução)

Comunicar sobre o aquecimento global

A proposta foi finalmente considerada como uma lei em outubro de 2022 e, desde então, a administração do local está tentando mostrar aos cidadãos a sua importância.

Através de uma plataforma chamada Ersi, eles criaram modelos em que uma pessoa pode clicar na área em que pretende construir um empreendimento, ver em quanto o nível do mar ainda vai subir e acessar sugestões de altura mínima para a construção.

Essas ferramentas nos permitem ser muito específicos na escala de construção e exigem que as pessoas elevem suas estruturas para acomodar esses riscos no futuro.

Alan Clinton

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!