Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Meta anunciou novas opções que permitem aos usuários europeus do Instagram e Facebook utilizarem as redes sociais sem o algoritmo de recomendação da empresa, deixando tudo em ordem cronológica.
Ofertas
Por: R$ 2.475,79
Por: R$ 49,80
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 2.999,00
Por: R$ 1.888,99
As mudanças resultam da Lei de Serviços Digitais da União Europeia (DSA) aprovada em 2022, que impôs novas regras às plataformas e serviços de tecnologia na Europa. As normas deverão ser seguidas pela Meta até o final de agosto.
Leia mais:
- Vai dar para postar áudios nas ‘Notas’ do Instagram em breve
- O que é, para que serve e como usar o Instagram?
- Como entrar em contato com o Instagram
Para quem tem pressa:
- O anúncio das novas opções foi feito por Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta em post no blog;
- O executivo disse que os usuários poderão descobrir conteúdos do “Reels, Stories, Search e outras partes do Facebook e Instagram que não são classificadas pela Meta”;
- Também será possível visualizar Stories e Reels apenas de pessoas seguidas em ordem cronológica, indo do mais novo ao mais antigo;
- Os usuários também poderão visualizar resultados de pesquisa baseados apenas nas palavras inseridas, ao invés de personalizar a página com base em atividades anteriores e interesses pessoais.
Uma das exigências da DSA é que as grandes plataformas permitam que os usuários optem por não receber recomendações personalizadas.
O TikTok fez algo semelhante à Meta no início de agosto, possibilitando que os usuários da Europa desativem o algoritmo personalizado da rede social.
Além de permitir a desativação dos algoritmos de recomendação, a lei europeia exige que as plataformas sejam mais transparentes sobre como seus sistemas funcionam.
Para cumprir essa demanda, a Meta também anunciou o lançamento de 22 “cartões de sistema para Facebook e Instagram”. Como explica o comunicado “esses cartões fornecem informações sobre como nossos sistemas de IA classificam o conteúdo para Feed, Reels, Stories e outras áreas”.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!