Incêndios no Canadá: primeiro-ministro critica bloqueio de notícias pela Meta

Justin Trudeau disse que a empresa prioriza lucros em vez de permitir o fornecimento de informações aos canadenses nos incêndios florestais
Pedro Spadoni22/08/2023 12h04, atualizada em 22/08/2023 15h13
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, em evento na União Europeia
(Imagem: European Union 2017 - European Parliament)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, criticou o bloqueio da Meta do compartilhamento de notícias nas suas redes sociais num momento em que incêndios florestais consomem grandes pedaços de território no país – e colocam os moradores em risco.

Para quem tem pressa:

  • O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, criticou o bloqueio da Meta do compartilhamento de notícias nas suas redes sociais;
  • A crítica vem num momento em que incêndios florestais consomem grandes pedaços de território no país – e colocam os moradores em risco;
  • Trudeau disse que a empresa prioriza lucros corporativos em vez de permitir o fornecimento de informações atualizadas aos canadenses em risco;
  • A Meta afirmou que os canadenses podem usar seus recursos para acessar informações confiáveis (de agências governamentais e serviços de emergência, por exemplo).

Trudeau criticou a Meta por priorizar os lucros corporativos em vez de permitir que organizações de notícias locais forneçam informações atualizadas aos canadenses em risco, de acordo com o New York Times. Ele expressou descrença de que uma empresa como o Facebook tomaria tal decisão em circunstâncias tão terríveis.

Leia mais:

Essa proibição causou frustração entre as autoridades canadenses que tentam compartilhar informações sobre evacuação em regiões muito dependentes das redes sociais para divulgação e consumo de notícias – que ficam no escuro numa situação de crise.

Crítica ao bloqueio da Meta

Incêndio em floresta do Canadá
(Imagem: Reuters)

Funcionários – entre eles Pablo Rodriguez, ministro dos transportes do Canadá – categorizaram a proibição da Meta como inaceitável, especialmente durante uma situação de emergência em que a disseminação de informações precisas é crucial.

Para contornar a proibição da Meta, o governo municipal de Yellowknife, por exemplo, incentivou os cidadãos a procurarem atualizações sobre incêndios florestais no Google. Os incêndios florestais levaram a ordens de evacuação ampliadas no oeste do Canadá e as autoridades declararam estado de emergência em Kelowna.

A proibição do compartilhamento de links de notícia para usuários do Facebook e Instagram no Canadá passou a valer em junho, após o país promulgar uma lei que permite que veículos de comunicação negociem pagamentos por artigos compartilhados em plataformas de tecnologia.

Meta e veículos de comunicação

(Imagem: mundissima/Shutterstock)

A disputa entre a Meta e os reguladores gira em torno da remuneração dos meios de comunicação pelo conteúdo compartilhado nas plataformas de mídia social.

A Meta argumenta que os meios de comunicação se beneficiam do aumento de leitores e assinaturas por meio da exposição em suas plataformas, enquanto os reguladores afirmam que as empresas de mídia social devem compartilhar a receita obtida com os artigos de notícias.

Catherine Tait, CEO da CBC e da Radio-Canada, enfatizou o papel que plataformas como o Facebook desempenham no fornecimento de informações cruciais, especialmente durante emergências. Tait pediu à Meta que suspenda a proibição pelo menos até que a situação do incêndio seja resolvida.

Em resposta, a Meta afirmou que as pessoas no Canadá ainda podem usar seus recursos para acessar informações confiáveis, incluindo conteúdo de agências governamentais e serviços de emergência.

No entanto, os críticos argumentam que a proibição dificulta o acesso a notícias essenciais, principalmente em situações de crise.

Esta não é a primeira vez que a Meta enfrenta uma reação por bloquear os recursos de compartilhamento de notícias. A empresa já enfrentou oposição semelhante na Austrália e na Califórnia sobre sua posição de compensar os meios de comunicação por seu conteúdo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.