Volkswagen inicia compra direta de chips para garantir suprimento

Anteriormente, a empresa dependia de seus fornecedores de componentes para adquirir os chips
Rodrigo Mozelli23/08/2023 23h26
Torre com insígnia da Volkswagen em prédio da empresa
Imagem: Shutterstock
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A Volkswagen anunciou, nesta quarta-feira (23), que começou a comprar chips de forma direta de dez fabricantes estrategicamente importantes, como NXP, Infineon e Renesas, segundo a Reuters.

Anteriormente, a empresa dependia de seus fornecedores de componentes para adquirir os chips, mas agora busca garantir o suprimento ao estabelecer acordos diretos com os fabricantes desde outubro de 2022.

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Planos da Volkswagen

  • Atualmente, a capacidade global de mercado não é suficiente para atender à demanda crescente da indústria automobilística, especialmente devido ao aumento na produção de veículos elétricos e à necessidade de software cada vez mais complexo;
  • Diante disso, a Volkswagen está planejando reduzir a variedade de chips necessários em seus veículos, a fim de simplificar a cadeia de suprimentos e a oferta de software;
  • Essa estratégia também objetiva estabelecer relacionamento mais direto com os fabricantes de semicondutores de segunda e terceira linha;
  • Embora a Volkswagen não possua relação direta de fornecimento com a TSMC, maior fabricante contratada de semicondutores do mundo, ela se reúne regularmente com eles para comunicar sua situação de demanda e alinhar as estratégias.

Paralelamente, Berlim, capital da Alemanha, está oferecendo bilhões de Euros em subsídios para atrair grandes fabricantes de chips, como a Intel dos Estados Unidos e a TSMC, a fim de incentivá-los a construir fábricas no país, fortalecendo assim a indústria local e reduzindo a dependência do mercado externo.

Com a iniciativa de compra direta de chips, a Volkswagen busca garantir suprimento estável e controlar melhor a qualidade do componente, além de simplificar a cadeia de suprimentos e reduzir custos relacionados com sua diversificação.

Essa decisão estratégica também está alinhada com a tendência da indústria automobilística de contribuir para a evolução da eletrificação e da conectividade dos veículos.

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Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.