Contraproposta da AMPTP é tentativa de bloquear o movimento, diz WGA

Sindicato dos Roteiristas afirma que a reunião foi uma tentativa de levar o WGA ao colapso
Por Alisson Santos, editado por Rodrigo Mozelli 23/08/2023 23h47
Estrela com Hollywood escrito e roteiristas com placas de protesto ao fundo
Imagem: Allstar
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após resposta do Sindicato dos Roteristas (WGA, na sigla em inglês), a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) divulgou publicamente sua contraproposta detalhando pontos como a inteligência artificial (IA), transparência de dados e streaming.

O documento descreve a proposta, que inclui salários mais elevados e a exigência de pelo menos dois funcionários na sala dos redatores, além do mínimo garantido de dez semanas de emprego, destaca o The Verge. A contraproposta da AMPTP também “aborda todas as questões que o WGA identificou como suas maiores prioridades”.

Leia mais:

“Este novo pacote melhora substancialmente as propostas anteriores da AMPTP. O pacote abrangente também apresenta ofertas inéditas para escritores, incluindo termos sem precedentes nas áreas de Inteligência Artificial generativa, transparência de dados e equipe mínima”, descreve o comunicado oficial da Aliança.

  • Segundo a AMPTP, a proposta também aborda o uso de IA e aponta que os escritores não receberiam menos remuneração por reescrever trabalho produzido por IA – ou, até mesmo, por criar roteiro baseado em história gerada pela tecnologia;
  • A Aliança oferece “maior transparência de dados” sobre os conteúdos de streaming, incluindo a soma de exibições dos títulos “na forma de relatórios confidenciais trimestrais”;
  • Esses pontos em questão fazem parte dos recursos exigidos pelo WGA há anos.

Resposta do WGA

Em comunicado oficial, o sindicato dos roteiristas afirmam que as alegações do AMPTP são estratégia para desarmar o WGA e, mais que isso, para levar ao colapso.

Recebemos o convite para nos encontrarmos com Bob Iger, Donna Langley, Ted Sarandos, David Zaslav e Carol Lombardini. Foi acompanhado por mensagem de que já era tempo de acabar com esta greve e que as empresas estavam finalmente prontas para negociar um acordo. Aceitamos esse convite e, de boa-fé, reunimo-nos esta noite, na esperança de que as empresas levassem a sério o regresso da indústria ao trabalho.

Comunicado oficial do WGA

Mas o que parecia uma tentativa de solução, se tornou uma armadilha para confundir as vontades da Aliança com os pontos motivadores da paralisação. “Fomos recebidos com uma palestra sobre o quão boa era sua única e única contra-oferta.”

“Explicamos todas as maneiras pelas quais as limitações, brechas e omissões de seu contador falharam em proteger suficientemente os escritores das ameaças existenciais que nos levaram a atacar em primeiro lugar”, complementou o comunicado.

“Mas esta não foi uma reunião para fazer um acordo. Esta foi uma reunião para nos levar ao colapso, e é por isso que, menos de vinte minutos após sairmos da reunião, a AMPTP divulgou o resumo de suas propostas.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.