ChatGPT sob medida? OpenAI libera personalização para modelo de linguagem

A novidade permite ajustar o ChatGPT para tarefas mais específicas em empresas, melhorando a eficiência do chatbot
Gabriel Sérvio23/08/2023 09h07
ChatGPT
Imagem: Amir Sajjad/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI anunciou nesta terça-feira (22) que clientes corporativos agora podem ajustar o seu modelo de linguagem pago GPT-3.5 Turbo usando dados próprios. Segundo a criadora do ChatGPT, os resultados podem igualar ou exceder as capacidades do seu modelo mais recente, o GPT-4, em algumas tarefas. 

Leia mais:

O que você precisa saber

  • O ajuste mais fino permite que as empresas treinem e aprimorem o ChatGPT para certas tarefas, melhorando a eficiência do chatbot.
  • O treinamento feito sob medida cria uma versão exclusiva do bot que pode, por exemplo, gerar repostas mais confiáveis,
  • Segundo a OpenAI, modelo customizável virá pré-treinado com dados até setembro de 2021, mas pode receber informações personalizadas e mais recentes.
  • Os casos de uso incluem gerar um bot capaz de gerar textos para anúncios usando IA, exemplificou a dona do ChatGPT.
  • As empresas de software, por sua vez, podem treinar o chatbot para fornecer códigos de rotina, ou para formatar e concluir trechos de código de programação de forma mais confiável.
chatgpt gptbot
Imagem: Tapati Rinchumrus / Shutterstock.com

O que é o GPT-3.5 Turbo

O GPT-3.5 Turbo faz parte de uma família de modelos de liguagem pagos lançados início de 2023 e que, segundo a empresa, é ideal para tarefas que vão além da simples conversação com chatbots. 

Um trabalho de ajuste fino do GPT-3.5 Turbo com um arquivo de treinamento com cerca de 75.000 palavras, custaria cerca de US$ 2,40, diz a OpenAI.

Entre outras novidades, a OpenAI também disponibilizou dois modelos básicos GPT-3 atualizados (babbage-002 e davinci-002), que, apesar de mais simples, também podem ser ajustados.

Por fim, a OpenAI disse que o suporte de ajustes fino para GPT-4 — que também pode entender imagens —, também chegará ainda este ano, mas não forneceu muitos detalhes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Ícone tagsTags: