Está programado para a madrugada desta sexta-feira (25) o lançamento do sétimo voo tripulado da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) sob contrato com a NASA. Se tudo sair conforme o planejado, a espaçonave Crew Dragon Endurance decola no topo de um foguete Falcon 9 às 4h49 (pelo horário de Brasília).

Após a separação dos estágios, o propulsor Booster B1081-1, em seu voo de estreia, vai aterrissar na Zona de Pouso 1 (LZ-1) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Quem quiser, poderá acompanhar toda a operação em tempo real, por meio de uma transmissão no canal oficial da SpaceX no YouTube, que está marcada para começar cinco minutos antes do lançamento.

Estima-se que a cápsula Endurance (que foi usada anteriormente nas missões Crew-3 e Crew-5) deva atracar no módulo Harmony da estação na madrugada de sábado (26), em torno das 3h02 da manhã, pouco menos de 24 horas após a decolagem. O acoplamento da espaçonave e a cerimônia de boas vindas também serão transmitidos em tempo real tanto pela SpaceX quanto pela NASA TV, no site ou no aplicativo, bem como no canal da agência no YouTube.

Astronautas da missão SpaceX Crew-7 dentro da espaçonave Crew Dragon Endurance. Konstantin Borisov, da Roscosmos, Andreas Mogensen, da Agência Espacial Europeia, Jasmin Moghbeli, da NASA, e Satoshi Furukawa, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. Crédito: SpaceX

A missão Crew-7 é composta por um grupo bastante diversificado de tripulantes, com representantes de quatro agências espaciais diferentes: a iraniana-americana Jasmin Moghbeli, pela NASA, o dinamarquês Andreas Mogensen, pela Agência Espacial Europeia (ESA), Satoshi Furukawa, pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e o cosmonauta Konstantin Borisov, pela Roscosmos, a agência espacial russa.

Essa tripulação vai se sobrepor à missão Crew-6 por cerca de uma semana, até que os membros desta última tenham encerrado os trabalhos a bordo da ISS e retornem à Terra. A Crew-7 pegará o bastão da Expedição 69, fazendo a transição formal para a Expedição 70 em meados de setembro, com a chegada de mais três tripulantes a bordo de uma espaçonave russa Soyuz.

Membros da missão SpaceX Crew-7 vão conduzir mais de 200 experimentos no espaço

Durante os cerca de 190 dias programados para essa nova missão, serão conduzidos mais de 200 experimentos científicos pelos tripulantes, entre novos estudos e outros já em andamento, cada um deles variando em escopo e objetivos.

Segundo um comunicado da NASA, entre as investigações estão pesquisas envolvendo amostras de microrganismos no exterior da estação espacial, experimentos que analisam o efeito da microgravidade no ciclo do sono humano, estudos sobre o crescimento microbiano em superfícies de aço inoxidável (como as dos sistemas de água do laboratório orbital) e uma série de observações que ajudam a rastrear as respostas físicas e psicológicas dos astronautas antes, durante e depois de suas respectivas temporadas no espaço.