Já estamos acostumados: ao pedir uma refeição diretamente em um restaurante ou aplicativo de mensagens, um motoboy ou ciclista tocará a campainha para entregá-la. Mas já imaginou se o entregador fosse um robô autônomo que, além de usar uma voz diferentona toda vez que te encontrasse, ainda dirigisse empinando as rodas? Esse serviço já é realidade em campi universitários dos Estados Unidos.

Leia mais:

publicidade

Robô autônomo entregador

  • O robô entregador, chamado de L4, na verdade, é o dispositivo autônomo da empresa Starship Technologies, que foca na autonomia como resposta para alguns dos desafios do dia a dia.
  • Recentemente, a companhia expandiu a lista de universidades estadunidenses que recebem os serviços dos entregadores. Isso acontece, por exemplo, nas universidades Wichita State, Boise State e The University of New Orleans.
  • Agora, segundo o site Electrek, são 2 mil robôs operando para servir mais de 1,1 milhão de estudantes de 50 locais do país. Ainda, eles já estão presentes em metade dos estados dos EUA.
  • Até agora, eles já completaram mais de 5 milhões de entregas de refeições, pacotes pequenos e mantimentos em trinta locais do mundo.
https://www.instagram.com/reel/CwS7PzZK3HF/?utm_source=ig_web_copy_link

Robô personalizável

Além de ser uma visão peculiar e divertida ver um robô circulando com uma encomenda com por um campus universitário, os modelos L4 ainda têm recursos personalizáveis. Por exemplo, será possível receber sua entrega de um dispositivo que usa uma voz “de positividade” (trata-se do modo Sunshine), “legal e casual” (esse é o Asher) ou ainda com um sotaque britânico “como o de um mordomo” (esse é o Harry).

Para quem não quer ter um diálogo com o robô, também é possível indicar ao bot que toque uma música de uma lista pré-selecionada, indicada na hora de fazer o pedido no aplicativo de entrega de comida da Startship.

publicidade

Mascote

  • O L4 da Starship Technologies fez tanto sucesso nos locais pelo qual passou que virou mascote de alguns campi.
  • Segundo Chris Neider, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da empresa, eles se provaram “imensamente populares” e a intenção é continuar ampliando o alcance da ação.
  • Futuramente, a companhia planeja criar planos de alimentação para estudantes continuarem pedindo no app da Starship.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!