O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou em um estudo recente que revela que cerca de 20,5 milhões de pessoas estão em ocupações com potencial de serem realizadas de forma remota no Brasil. Por outro lado, temos os dados do site de tecnologia ElectronicsHub que informou, em abril de 2023, que os brasileiros gastam 9 horas e 32 minutos por dia olhando para a tela do celular. Nesse caso, temos uma problemática para a galera que trabalha em home office, não é mesmo?

Afinal, logo imaginamos que dentre essas 9 horas e meia, algumas podem estar dentro de um tempo do dia em que essas pessoas estariam se dedicando ao trabalho remoto. E sabemos que esse dilema entre o foco e a distração pode ser um grande problema. Mas calma! Não vamos te ensinar aqui um manual de autodisciplina, mas sim algumas dicas para programar o seu próprio aparelho para te ajudar nessa missão. Confira!

publicidade

Leia mais:

Celular e o home office

Antes de mais nada, é importante considerar que como o celular é muitas vezes é uma ferramenta de uso do próprio trabalho em casa, não cabe aqui dicas sobre deixá-lo fora desse contexto para ter mais foco.

publicidade

Então, temos que trabalhar possibilidades que melhorem sua rotina com o aparelho do seu lado. Contudo, é preciso separar o que ver no aparelho dentro do seu horário de trabalho. As grandes distrações geralmente acontecem quando abrimos mão das nossas tarefas para dar aquela olhadinha básica nas redes sociais.

Não é à toa que mais de 55% dos chefes acreditam que o celular é o maior culpado pela falta de produtividade. Os dados são da pesquisado CareerBuilder, site de carreiras norte-americano. No entanto, a diretora de recursos humanos da própria CarrerBuilder, Rosemary Haefner, acredita que à medida que temos que ficar conectados para trabalhar, também somos expostos as seduções da nossa vida pessoal, como as redes sociais e aplicativos.

publicidade

Confira dicas para acabar com a distração de celular no home office

Entre outras coisas sabemos que o celular não é o único detentor de desvio de atenção durante o home office. A família, a TV e até mesmo nossos animais de estimação entram na lista quando o assunto é distração. Então, é possível que a sua produtividade aumente quando considerar todo esse conjunto, além do celular. Mas para te ajudar neste quesito, fique atento as dicas que preparamos a seguir.

1-Desabilite as notificações

  • Não seja mais refém desses avisos, eles são um verdadeiro chamariz para o desvio de foco. Principalmente, quando as notificações são de aplicativos de conversa, como o Whatsapp, por exemplo. Esse, por sua vez, é um dos aplicativos que mais distraem os brasileiros, em uma pesquisa realizada pela empresa Deloitte, cerca de 80% conferem o WhatsApp mais de uma vez por hora.
  • Nas configurações do seu celular você pode zerar todas as notificações dos apps e remover sons, vibrações e avisos na tela de bloqueio.

2- Controle o tempo de uso dos aplicativos

  • A maioria dos aparelhos celulares tem esse recurso, no qual você pode limitar o tempo que vai usar determinado aplicativo.
  • O interessante é que ao ativar essa função, você poderá até mesmo acompanhar, através de um gráfico, a quantidade de horas gastas nos apps e sites.  
  • Além disso, esse recurso permite que você defina o limite de acesso paras redes sociais e demais plataformas, de forma que elas se mantenham até mesmo bloqueadas em um período de tempo ao dia.

3- Baixe aplicativos de foco

  • Acredite se quiser existe aplicativo para te manter em foco no trabalho. Eles te ajudam a levar a sua concentração ao trabalho e minimizam as distrações relacionadas aos outros aplicativos.
  • Além serem super intuitivos para uso, apresentam informações sobre o tempo que você tem gasto. Isso pode te ajudar não só no home office, mas também em qualquer atividade que demande maior concentração. Dentre os mais conhecidos estão: Freedom, Toggl e o Forest.

4- Não sincronize o celular com o computador de trabalho

  • A sincronização é mais uma forma de você se manter ligado no próprio aparelho, ainda mais se esta vir seguida das mesmas notificações. Muitas pessoas, costumam sincronizando a conta do google, o Whatsapp e e-mails pessoais, o que só transfere a distração de um dispositivo para o outro, não é mesmo?
  • Então, evite as sincronizações e reserve o tempo livre para visualizar as mensagens que não estejam relacionadas ao seu trabalho.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!