As escolas de nível secundário da Holanda estão se preparando para adotar uma lei nacional que prevê o banimento completo de celulares visando evitar a distração dos estudantes.

O governo holandês informou as instituições que roda em urgência a aprovação da lei, que deverá sair em alguns meses após agitações e perturbações em diversas salas de aula por toda a Holanda.

publicidade

Leia mais:

Não optamos por uma proibição legal neste momento. Vamos analisar muito de perto se isso funciona. Porque, claro, sempre pode haver uma proibição legal. Mas presumo que podemos ajustar isso juntos.

Robbert Dijkgraaf, ministro da Educação da Holanda

Estudantes são contra

  • Apesar da preocupação dos legisladores, os alunos não estão contentes com a ideia;
  • Eles alegam que, apesar de algumas pessoas se distraírem com seus aparelhos, os smartphones ainda podem ser boa ferramenta de trabalho;
  • Um aluno disse que “[usa] na maioria das lições nas quais os professores não se atentam muito ou deixam você trabalhar mais independentemente”;
  • Outra garota sugeriu que foi culpa dos professores se os estudantes usam seus aparelhos: “Se os professores não se esforçam tanto na hora de lecionar, você nota que os alunos também não dão seu melhor e, então, se distraem com seus telefones.

A única coisa da qual se tem certeza é que os especialistas vêm alertando há tempos sobre os efeitos negativos dos smartphones na sala de aula. Eles sugerem que o aparelho distrai e mina o desempenho escolar.

publicidade

A proibição dos smartphones nas escolas secundárias valerá a partir de janeiro de 2024.

Com informações de Euronews

publicidade

Exposição em SP explora relação entre humanos e IA

Desde esta quarta-feira (5), o Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, recebe mais uma edição de um famoso festival de arte eletrônica de São Paulo.

Leia a matéria completa aqui.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!