Disney: equipes de efeitos visuais querem formar sindicato

O setor de efeitos visuais ascendeu nas décadas de 1970 e 1980 com o lançamento de grande filmes de ficção, como os da saga "Star Wars"
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 28/08/2023 16h13
Pessoa apontando controle para TV com tela de login do Disney Plus
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em meio às greves dos roteiristas e atores de Hollywood, mais categorias da indústria do entretenimento querem pressionar os grandes estúdios por direitos. Dessa vez, as equipes de efeitos visuais da Disney abriram um pedido nesta segunda-feira (28) para formar um sindicato, com a maioria absoluta dos membros votando a favor.

Leia mais:

Sindicato de efeitos visuais na Disney

Assim como os atores e roteiristas em greve, as equipes de efeitos visuais querem lutar de forma organizada por melhorias nas condições de trabalho e salários mais justos.

Nesta segunda-feira, o grupo de trabalhadores do Walt Disney Studios entrou com um pedido de eleição de sindicalização no National Labor Relations Board (NLRB), uma organização independente que protege o direito dos trabalhadores do setor privado de formarem sindicatos.

A maior parte dos 18 membros da equipe confirmou o desejo pelo sindicato.

poster oficial de star wars o despertar da força
Equipes de efeitos visuais ficaram mais populares na décade de 1970, com o lançamento de blockbusters, como Star Wars (Imagem: Walt Disney Studios/Divulgação)

Histórico do setor

  • O setor de efeitos visuais ascendeu nas décadas de 1970 e 1980 com o lançamento de grande filmes de ficção, principalmente, como os da saga “Star Wars”. Eles também estiveram muito presentes em produções de animação mais antigas e famosas até hoje, como “A Bela e a Fera”, “Aladdin” e “O Rei Leão”.
  • No entanto, desde então, nunca possuíram uma organização formal para lutar pelos seus direitos e o esforço de hoje representa o primeiro passo nessa direção.
  • Segundo Mark Patch, o organizador de efeitos visuais da International Alliance of Theatrical Stage Employees (IATSE), uma entidade em prol dos trabalhadores da indústria de entretenimento, as demandas por mudanças no setor mostram que “essas equipes estão exigindo o fim de “o modo como os efeitos visuais sempre foram”.
  • Além disso, para Patch, “este é um sinal claro de que nossa campanha não é sobre um estúdio ou corporação”.
  • As equipes de efeitos visuais da Marvel Studios, que pertencem à Disney, também votaram pela sindicalização em 21 de agosto.
hollywood
Pedido dos profissionais de efeitos visuais será analisado nas próximas semanas (Imagem: Jack Quillin / Shutterstock.com)

Demandas das equipes de efeitos visuais da Disney

De acordo com a Variety, assim como os sindicatos dos atores e roteiristas em greve, as equipes de efeitos visuais da Disney exigem compensação justa pelas horas trabalhadas, planos de saúde, aposentadoria e, em linhas gerais, direitos e proteções semelhantes aos dos colegas do setor que já fazem parte de um sindicato.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.