A Dolby, renomada empresa no campo de tecnologias de áudio, está trazendo uma novidade que promete revolucionar a qualidade dos alto-falantes embutidos em televisores. Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a empresa anunciou o Dolby Atmos FlexConnect, um recurso inovador que promete “combinar perfeitamente o sistema de som da TV com caixas de som sem fio auxiliares para oferecer uma experiência de som Dolby Atmos mais ampla e imersiva”. Com esse novo recurso, não é necessariamente exigido o uso de uma soundbar como centro de tudo.

Leia mais:

publicidade

A TCL será a primeira fabricante de TVs a oferecer o FlexConnect em sua linha de TVs de 2024, e também planeja lançar uma linha de caixas de som sem fio otimizadas para suportar esse recurso inovador.

dolby
Imagem: TLC/Divulgação
  • O Dolby Atmos FlexConnect foi projetado para se adaptar a qualquer layout de sala e configuração de alto-falantes, proporcionando a liberdade de posicionar uma ou mais caixas de som sem fio em qualquer lugar do ambiente, sem a preocupação de posicioná-las perfeitamente.
  • A configuração é simples e rápida, já que a Dolby utilizará os microfones embutidos na TV para localizar e calibrar cada caixa de som sem fio na sala.
  • De acordo com a empresa, o áudio é espalhado de forma inteligente dos alto-falantes da TV para cada caixa de som sem fio, otimizando dinamicamente o sinal de som com base nas capacidades e na localização de todas as caixas de som disponíveis.
  • Portanto, se os alto-falantes da sua TV não são tão capazes quando se trata de graves — como a maioria deles — o Dolby Atmos FlexConnect saberá direcionar essas frequências para as caixas de som sem fio, evitando sobrecarregar os alto-falantes integrados.
  • A Dolby planeja demonstrar esse novo recurso durante a IFA desta semana, em Berlim.

Qual a utilidade do FlexConnect?

O objetivo principal do FlexConnect é permitir que as pessoas aproveitem ao máximo as dimensões da sala, as localizações das tomadas de energia e os arranjos de móveis desejados, sem comprometer a qualidade do áudio. No entanto, surgem algumas questões sobre como isso funcionará na prática.

publicidade

Poderá haver problemas de latência ou interrupções no áudio? Isso não desencorajará algumas pessoas a investir em uma soundbar Atmos para colocar na frente da TV?

Até agora, não existe uma TV que produza efeitos de altura convincentes com seus próprios alto-falantes, e é nesse ponto que a ausência de uma soundbar seria notada. Mas provavelmente será possível posicionar algumas dessas caixas de som sem fio na parte frontal da sala, possibilitando diversas configurações.

publicidade

Empresas como Samsung, LG e Sony já tentaram combinar e sincronizar o áudio de suas soundbars e TVs para proporcionar uma experiência auditiva mais completa. A Samsung chama esse recurso de Q-Symphony, e o sistema Atmos 7.1 HT-A9 da Sony oferece aos clientes mais flexibilidade com a posição dos alto-falantes. Parece que a Dolby está tentando abordar ambos os pontos com o Dolby Atmos FlexConnect.

No entanto, é importante notar que esse é um recurso que exigirá uma TV completamente nova (e é claro, algumas novas caixas de som sem fio), o que limitará imediatamente o apelo da mais recente inovação da Dolby para quem adquiriu uma TV 4K HDR nos últimos anos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!