Muitas salas de cinema são equipadas com Dolby Atmos. Agora, você vai aprender o que significa esse rótulo e como ver filmes em casa com um som ainda melhor. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Leia também:

O que é Dolby Atmos?

Dolby Atmos é uma tecnologia de áudio surround que permite você experimentar um som mais imersivo e realista em filmes, programas de TV, videogames e música.

Normalmente, as tecnologias de som tradicionais usam canais de áudio discretos. Isto é, eles são independentes para fornecer informações separadas para cada alto-falante do sistema. Por exemplo, um sistema de áudio estéreo tem o canal direito e esquerdo. Por sua vez, o surround 5.1 utiliza seis canais de som discretos:

publicidade
  • Três canais frontais (central, direito e esquerdo);
  • Dois canais surround (direito e esquerdo);
  • Um canal subwoofer para os graves.

Já o Dolby Atmos utiliza objetos sonoros individuais que podem ser movidos livremente em um espaço 3D. Por exemplo, se você assistir a um filme de guerra você pode ouvir o avião passando por cima de sua cabeça.

A melhor forma de entender a diferença entre um som estéreo convencional e um som Dolby Atmos é experimentando. Por isso, veja o vídeo abaixo:

Na prática, isso significa que o som é 360° e pode ser projetado para se mover livremente pelos alto-falantes, incluindo os instalados no teto. Ou seja, a vantagem do Dolby Atmos é a precisão em que os sons são posicionados, criando uma experiência mais realista e envolvente.

Como ouvir som Dolby Atmos

Existem algumas coisas para você prestar atenção se quer ouvir uma música ou assistir a uma série no streaming com som Dolby Atmos.

A primeira coisa que você precisa considerar, é que conteúdo precisa ter sido gravado ou remixado usando essa tecnologia.

A segunda, é que a mídia suporte Dolby Atmos, como discos Blu-Ray ou serviços de streaming. Por exemplo, a Netflix oferece algumas séries e filmes com o recurso.

Por fim, você precisa de um dispositivo compatível com a tecnologia. Existem TVs e celulares que oferecem o som imersivo, mas você pode investir em equipamentos específicos, como soundbar ou home theater.

Para ativar o recurso no celular, você deverá procurá-lo nas configurações do aparelho. Em um smartphone Samsung com Android 13 e One UI 5.1, você encontrará a opção na faixa de acesso rápido ou em Configurações > Sons e vibração > Qualidade sonora e efeitos. Daí, é só ligar a chave do Dolby Atmos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!